TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estilo Administrativo De Alfred Slon.

Dissertações: O Estilo Administrativo De Alfred Slon.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de organização nos dias de hoje vai muito além do que suas estruturas, normas, regras e modelos de produção. As organizações acima de tudo são constituídas de pessoas, cada qual com sua formação e características físicas, psíquicas e sociais. Criando um conjunto de fatores que a empresa precisa levar em conta, quando se trata de estipular uma cultura organizacional.

Para Afred Slon as pessoas eram estritamente importantes para o processo produtivo da empresa, era extremamente tolerante e não levava em conta as características pessoais de seus subordinados, ou de cargos correlatos, e muito menos como eles fariam para executar positivamente suas tarefas, mas sim como seria o desempenho e o caráter destas pessoas. Acreditava que que o administrador teria que ser imparcial em relação aos indivíduos, e então aqueles que criam relações de “amizades” dentro do ambiente de trabalho, não conseguiriam permanecer imparciais a estes, sendo em situações corriqueiras ou problemas que vierem a surgir.

Pensando deste ponto de vista, podemos dizer que Slon está certo, porém se colocarmos este fato no contexto em que as empresas vivem hoje temos que reavaliar alguns quesitos, como por exemplo: Até que ponto uma relação “fria”, entre administrador e funcionários ajuda no sucesso da empresa, uma cultura participativa poderia ser prejudicada, inibindo as pessoas com características inovadoras a serem descobertas, e ajudarem no crescimento da empresa.

Se compararmos o modo de pensar de Slon ao de Lincoln ou de Roosevelt, podemos observar que Lincoln também era considerado com uma incrível capacidade de autocontrole, característica encontrada também em Slon, porém em Lincoln e Roosevelt, observamos outra maneira de lidar com as pessoas, levando em conta também sua formação pessoal, encorajando-as, e fazendo delas instrumento de sucesso e ascensão pessoal.

Concluímos que, ambas as características são necessárias para um administrador, levando em conta o contexto histórico e a organização em que trabalha. Porém é necessário que se crie relações entre as pessoas, sendo essas relações verdadeiras, fazendo com que elas não influenciem na hora de tomar decisões. Criando sistemas que ajudem o administrador a agir sempre da mesma forma, em relação a determinado assunto ou problema, indiferente do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com