TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDO DE COMÉRCIO OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Trabalho Escolar: O FUNDO DE COMÉRCIO OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2012  •  7.401 Palavras (30 Páginas)  •  2.236 Visualizações

Página 1 de 30

O FUNDO DE COMÉRCIO OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL

157. NOÇÃO.

O fundo de comércio ou estabelecimento comercial é o instrumento da atividade do empresário. Com ele o empresário comercial aparelha-se para exercer sua atividade. Forma o fundo de comércio a base física da empresa, constituindo um instrumento da atividade empresarial. O Código italiano o define como o complexo dos bens organizados pelo empresário, para o exercício da empresa.

Na nomenclatura jurídica, usada pelos nossos autores, aplicam-se, comumente, as expressões fundo de comércio, por influência dos escritores franceses (fonds de commerce), e azienda, por inspiraçãó dos juristas italianos, como sinônimas de estabelecimento comercial. Usaremos, pois, indistintamente, os três vocábulos.

Compõe-se o estabelecimento comerciai de elementos corpóreos e incorpóreos, que o empresário comercial une para o exercício de sua atividade. Na categoria dos bens, por outro lado, é classificado como bem móvel. Não é consumível nem fungível, malgrado a fungibilidade de muitos elementos que o integram. Sendo objeto de direito constitui propriedade do empresário, que é o seu dono, sujeito do direito.

Os bens corpóreos e incorpóreos conjugados no fundo de comércio não perdem cada um deles sua individualidade singular, embora todos unidos integrem um novo bem. Cada um mantém sua categoria jurídica própria.

O fundo de comércio surgiu como categoria jurídica moderna no século passado, na França, através de dispositivo de lei fiscal. A primeira menção feita ao fonds de commerce em preceito legislativo ocorreu na lei francesa de 28 de fevereiro de 1872, cujo art. 7° submetia "as transferências de propriedade a título oneroso do fundo de comércio ou de clientela" a uma alíquota de 2%. O fundo de comércio tomou configuração própria, impondo-se ao direito comercial, que passou a ocupar-se dele detidamente.

158. NATUREZA JURÍDICA.

Essa bizarra figura jurídica, que F formada de bens que, unidos, dão em seu conjunto nascimento a um novo bem. como já se acentuou, tem desafiado a argúcia dos juristas para enquadrá-la nas tradicionais categorias jurídicas. Alguns, como Jean Escarra, preferem ensinar que a verdadeira natureza jurídica do fundo de comércio não se encontra ainda esclarecida.

Mas uma corrente de opinião procura explicar o fundo de comércio como uma universitas juris. É claro que essa conceituação não é válida rio direito brasileiro, tendo-se em vista que a universalidade de direito só se constitui por força de lei. Assim a herança, patrimônio que foi do falecido, antes de efetuada a partilha respectiva aos herdeiros, compõe uma universalidade, sendo sujeito de direito. O mesmo ocorre com a massa falida, que forma uma universalidade de direito, destacada do patrimônio do falido, que perde a disposição de seus bens, sendo colocada sob a administração do síndico, submetido à autoridade judicial. Falta ao fundo de comércio, pelo menos no direito brasileiro, idêntica estrutura legal, para enquadrar-se na categoria de universitas juris.

Saleilles concebeu uma categoria jurídica constituída por uma parte do patrimônio do indivíduo afetado ou destinado a determinado fim. É o patrimônio de afetação, também dito patrimônio .separado. Esse patrimônio, assim considerado, teria certa autonomia como sujeito dos direitos dele decorrentes. Explicar-se-iam, assim, determinadas figuras jurídicas que, não tendo personalidade própria, possuem certa autonomia subjetiva. O direito brasileiro, entretanto, não reconhece essa categoria.

Não sendo universalidade de direito nem patrimônio separado, o fundo de comércio a muitos parece ser uma simples universalidade de fato. A universalidade de fato constitui um conjunto de bens que se mantêm unidos, destinados a um fim, por vontade e determinação de seu proprietário. Cita-se como exemplo a biblioteca e o rebanho, que são compostos de unidades que permanecem unidas pela vontade do proprietário, que a qualquer momento pode desintegrá-las.

Assim é o estabelecimento comercial. Como observa Julliot de L.a Morandière a explicação do estabelecimento comercial como uma universalidade de fato representa apenas uma evidência e não uma explicação, de vez que a universalidade de bens não constitui uma categoria jurídica própria. Dizer-se que o estabelecimento comercial configura uma univer.sitas facti é apenas na verdade enunciar uma evidência, sem nada explicar juridicamente. Não é de fato senão uma constatação.

A doutrina francesa, partindo de uma lição de Planiol, construiu teoria que o fundo de comércio tem o caráter de propriedade incorpórea. O grande jurista francês havia comentado, em seu Traité Êlémentaire de Droit Civil, que "essas expressões de universalidade de direito e universalidade de fato, se tem dito, nada significam . . . Não existem elementos determinados que integrem a composição do fundo de comércio. Pode-se separar ou destruir a maior parte dos elementos existentes sem que o fundo seja por isso destruído. O direito sobre o fundo de comércio é, como todas as propriedades incorpóreas, um direito à clientela, que é assegurado por certos elementos de exploração. A clientela não é, como se diz, um elemento do fundo, é o próprio fundo. Essa clientela pode ser conquistada ou retida por elementos diversos: -a situação do local, o nome comercial ou a insígnia, a qualidade do material ou das mercadorias. Eis por que seguidamente é um ou outro desses elementos que é o elemento do fundo"

É, preciso bem compreender a teoria dos autores franceses que consideram o fundo de comércio como um móvel . . . incorpóreo, .teoria que. além de Planiol, é seguida por Ripert, Escarra, Hamel, Lagarde, Julliot de La Morandière e outros.

Deve ter-se em conta que embora o estabelecimento seja constituído de muitos elementos materiais, corpóreos, estes, acrescidos a outros elementos imateriais, constituem um novo bem. Mas o fundo de comércio assim formado se apresenta como um bem imaterial, pois os elementos materiais que o compõem têm sua conceituação própria, não perdendo suas características singulares quando incorporados ao estabelecimento comercial.

A afirmativa peremptória de Planiol, de que o fundo de comércio em última análise é a própria clientela, como bem imaterial que é, incomoda os autores que se lhe seguiram e que aderem ao pensamento de que constitui ele um bem imaterial, uma coisa incorpórea. Escarra observa que parece excessivo afirmar que "a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com