TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Housekeeping 5s

Por:   •  23/3/2019  •  Resenha  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 11

Resenha do livro HOUSEKEEPING 5 “S” por Marcelo Pinho Nogueira

Introdução

O 5S’s nasceu no Japão no final da década de 1960. Conforme Osada (1992) é fato que o Japão tem pouquíssima vantagem competitiva frente aos demais países, visto a escassez de recursos minerais existentes em suas terras, pois o país tem dificuldades até mesmo em cultivar os alimentos necessários para sua população. Diante dessas dificuldades sobressai os valores humanos dessa nação que sabe que nada é de graça, a partir dessa premissa o povo busca incisivamente estudar e trabalhar para vencer na vida com essa união de valores nasceu o método 5S’s que têm por objetivo a organização do ambiente. Foi aplicado nas empresas japonesas e ganhou destaque rapidamente em todo o mundo devido sua simplicidade, eficiência e não envolver um investimento de autocusto.

O programa chegou ao Brasil na década de 90 com a crescente busca de sistemas de gerenciamento mais produtivos. Para ser implantada não foi possível colocar os mesmos termos, pois não existem palavras com os mesmos significados que comecem com a letra S em nosso idioma, foi então adotada a palavra senso na frente de cada conceito, mantendo assim a essência da filosofia 5S’s.

Housekeeping 5S's, tem por objetivo proporcionar a empresa um programa de Melhorias baseados em conceitos de Qualidade.

O Programa “5S’s” é mais que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de praticas e valores frequentemente esquecidos, mais certamente conhecidos e prezados por todos. Basicamente, e a determinação de organizar o local de trabalho, mante-lo arrumado, limpar, manter condições padronizadas e a disciplina necessária para se realizar um bom trabalho.

O nome 5S’s vem das iniciais de cinco palavras japonesas, seiri ,seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, foram traduzidos por organização, arrumação, limpeza, padronização e disciplina.

É importante que esse esforço seja implantado por toda empresa. O programa deve ser aceito e promovido por todo o sistema hierárquico da empresa, da alta direção até os colaboradores. É importante também que todos além de participativos, sejam comprometidos com a causa do programa, pois, não basta ser apenas participativo e não se comprometer. Esse é um movimento que exige a colaboração de todos os envolvidos no meio de ação. Todos concordam que um ambiente limpo é mais agradável do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que sirvam.

Os ambientes organizados tornam a vida mais agradável, mais saudável e mais produtiva. Por esse motivo o Programa 5S’s foi concebido para ser aplicado também fora do ambiente de trabalho. Ele propõe que façamos uma reflexão sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relação a nós mesmos, aos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho.
O programa 5S’s questiona a nossa situação enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrática, onde cada individuo tem direitos e obrigações. É impossível imaginar uma fábrica suja, desorganizada e pessoas desmotivadas.

Essa técnica dos 5S’s, constitui a base da vida e que vale a pena, pois contribui para o bem estar de cada um, seja na vida familiar, no trabalho, e na comunidade, nas organizações humanas em geral. É também, a Visão Geral dos 5Ss conforme - Figura 3.1 Osada (p. 34/35, 1992)  que ilustra a filosofia proposta por cada um dos conceitos da metodologia, para uma empresa com o objetivo de implantar o programa deve seguir os princípios citados acima base da competitividade e sustentabilidade.

Ao conhecer o significado de cada senso podemos avaliar melhor o porquê do uso.

[pic 1]

Definindo os 5 S’s.

Seiri = Organização

Significa distinguir o necessário do desnecessário, tomar as decisões difíceis e implementar o gerenciamento pela estratificação, para livrar-se do desnecessário, fazendo isso, ira se descobrir a raiz do problema e tratar as causas, identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

Portanto, o Senso de Organização  pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos também preocupados em identificar "o porquê do excesso" de modo que as medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que os acúmulos destes excessos voltem a ocorrer.

Seiton = Arrumação

Significa colocar as coisas nos lugares certos ou disposta de forma correta, para ser usadas prontamente, e uma forma de acabar com a procura de objetos. O Senso de arrumação, defini locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar”. Na definição dos locais apropriados, adota se como critério à facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.

Seiso = Limpeza

Significa acabar com o lixo, a sujeira e tudo o que for estranho, até tudo ficar limpo, limpeza e uma forma de inspeção, no anseio e na criação de um local de trabalho impecável. Senso de Limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar”. Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra.

Seiketsu= PADRONIZAÇÃO

Significa padronizar manter a organização, a arrumação e a limpeza constantemente. Como abrange tanto a limpeza pessoal quanto a limpeza do ambiente. A ênfase esta no gerenciamento visual e na padronização 5S’s. Ter Senso de padronização significa criar condições de ambiente.

Shitsuke= Disciplina

 Significa criar ou ter a capacidade de fazer as coisas como deveriam ser feitas, criar um local de trabalho com hábitos e disciplina.

O senso de disciplina desenvolve o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito, é o resultado do exercício da força a ser traduzido como desenvolver o:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (460.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com