TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Limite de Liquidez : LL

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Limite de Liquidez : LL

O limite de consistência, também conhecido como limite de Atterberg, é um método de avaliação que foi criado por Albert Atterberg a qual por meio de testes e ensaios consegue se definir o LL, LP e LC.

O limite de liquidez é definido como o menor teor de umidade a qual o solo se comporta como um material plástico. É a umidade de transição entre um estado líquido e plástico de um solo.

Metodologia de Ensaio

Primeiramente, antes de iniciar o ensaio deve – se verificar o estado e a calibração dos aparelhos. Coleta – se devidamente uma amostra previamente secado ao ar, passa ela na peneira 200, devendo ficar ao fundo após o peneiramento. Feito esse procedimento, deve tarar a balança o peso em gramas de cada cápsula. Feito a pesagem das cápsulas vazias, coloca – se uma parte da amostra seca em um recipiente de porcelana e adiciona água destilada aos poucos para se iniciar o processo de homogeneização com a espátula.

Coloca – se uma porção da massa homogênia no aparelho casa grande compactando a mesma com a espátula para que a parte central fique com aproximadamente 1 cm de espessura depois faz uma ranhura no meio da massa com o cinzel no sentido do maior comprimento do aparelho.

Feito a ranhura, Gira – se a manivela verificando o número de golpes para o fechamento da ranhura. Consequentemente retira – se uma quantidade pequena do material onde a ranhura se fechou para determinar o teor de umidade.

Depois da retirada do material do aparelho de casa grande, é realizada é uma nova pesagem das amostras + cápsulas e esse material é levado para a estufa para que seja seco. Depois transfere – se esse material novamente ao recipiente adicionando mais um pouco de água e repete o processo por mais 5 vezes no mínimo para que possa ser feito a realização dos cálculos com precisão.

Referencias:

https://www.tudoengcivil.com.br/2015/04/ensaio-de-limite-de-liquidez-e.html

Associação brasileira de normas técnicas. NBR 6459: solo – Determinação de liquidez, Rio de Janeiro, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com