TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limite de liquidez

Por:   •  17/11/2015  •  Ensaio  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 9

OBJETIVO DO TRABALHO

        

Determinar a umidade (limite de liquidez) de uma amostra de solo, para que o mesmo passe do estado líquido para o estado plástico, quando pode ser moldado, conservando sua forma.

A determinação do limite de liquidez (LL) é feita pelo aparelho de CASAGRANDE (Figura 1) que consiste em um prato de latão, em forma de concha, sobre um suporte de ebonite e um cinzel (um modelo para cada tipo de solo); o procedimento consiste nas seguintes etapas:

1ª Etapa: colocar cerca de 70 g do material passado na Nº 40 na cápsula de porcelana. Adicionar água aos poucos, amassando e revolvendo com o auxílio da espátula de forma a se obter uma mistura homogênea com consistência.

2ª Etapa: transferir parte da massa para a concha do aparelho.

3ª Etapa: com o emprego do cinzel, dividir a massa do solo em duas partes iguais abrindo-se uma canelura no centro, perpendicular à articulação da concha.

4ª Etapa: acionar a manivela, proceder o golpeamento da concha contra a base do aparelho. A altura de queda da concha deve ser de 1 cm, na razão de duas quedas por segundo. Isto deve ser feito até que as duas bordas da canelura se unam, registrar assim o número de golpes.

5ª Etapa: retirar uma amostra aonde houve o fechamento da canelura e depositar em cápsula de alumínio. Pesar o conjunto cápsula e solo úmido e colocar na estufa a 110°C.

6ª Etapa: repetir as etapas anteriores cinco vezes, aumentando gradativamente a quantidade de solo de modo que o número de golpes necessários para o fechamento da canelura seja aproximadamente de 10, 20, 30, 40 e 50 golpes.

7ª Etapa: determinar o teor de umidade de cada amostra, e, a partir dos teores, construir a curva de fluidez. O ponto de abscissa “25 golpes” determina no eixo das ordenadas uma umidade que corresponde ao limite de liquidez (LL) do solo.

LIMITE DE LIQUIDES (IL)

É o teor de água, do qual o solo adquire o comportamento de um liquido a passagem do estado sólido para o estado liquido.

Esta passagem é gradual por consequência, qualquer definição de um limite de fronteiras terá de ser arbitrário.

Existem aparelhos que podemos medir o  limite de liquides de um solo, um dos mais usados nos ensaios é o aparelho CASAGRANDE .

Podemos fazer um ensaio de limite de liquides, que indiretamente mede-se a  resistência do cisalhamento do solo.

 Com determinados números de golpes necessários ao deslizamento de uma  amostra para um teor de umidade igual ao limite  de liquidez, podemos encontrar valores iguais a a 2,KPa, são valores muito baixos, resultam em valores de  umidade igual ao limite de liquides, indicando a proximidade do estado liquido.

As partículas se atraem em atividades superficiais dos argilo-minerais.

Os procedimentos são normalizados (ABNT/NBR 6459/82) .

Este procedimento tem por objetivo separar o estado de consistência liquido plástico para a apresentação de resistência ao cisalhamento.

O aparelho CASAGRANDE compõe:

  • Aparelho Casagrande  DNER – ME 44-71, compõe de:
  • Cinzais
  • Balança sensível a 1 centésimo do  grama
  • Estufa mantedora de temperatura entre 105° e 110°.
  • Recipiente de amostras sem perdas
  • Cápsula de porcelana de 500 ml
  • Espátula 8 cm por 2cm de largura
  • Pinça para a retirada de objetos
  • Cronometro preciso de até 1seg

Conforme a concha vai batendo na base, os taludes tendem a escorregar e a abertura na base da ranhura começa a se fechar. O ensaio continua até que os dois lados se juntem, longitudinalmente, por um comprimento igual a 10,0 mm, interrompendo-se o ensaio nesse instante e anotando-se o número de golpes necessários para o fechamento da ranhura.

[pic 1]

FOTO GOOGLE ( APARELHO CASAGRANDE)

[pic 2]

FOTO GOOGLE (TABELADE AMOSTRA)

[pic 3]

FOTO GOOGLE  (ENSAIO)

Através de repetidos ensaios, podemos chegar a um índice, ou seja, montar um gráfico com valores de liquidez conforme a figura abaixo.

[pic 4]

  • Índice unitário para solos com teor de umidade igual ao limite de liquides
  • Índice Zero para os solos de umidade igual ao limite de plasticidade.
  • Índice intermediário de liquides, frequentemente encontrados, pode exercer uma unidade, como por exemplo, no caso das argilas extrassensíveis,  e também podendo ser negativo como no caso das argilas excessivamente pré-densadas.

Estes valores são determinados:

.         O índice de liquidez de um solo, IL, é expresso por: LL LP w LP I L − − = onde, w = umidade natural LL = limite de liquidez LP = limite de plasticidade 4.8 Atividade coloidal (Ac) É a relação entre o índice de plasticidade e a porcentagem da fração argilosa menor que 2 microns (0,002mm). Ac = IP / (% fração de partículas < 2µ) A atividade coloidal serve como indicação da maior ou menor influência das propriedades mineralógicas e químico-coloidal, da fração argila, nas propriedades geotécnicas de um solo argiloso. Segundo Skempton, os solos finos poderão ser classificados em: - argilas de atividade baixa Ac < 0,75 - argilas de atividade normal 0,75 < Ac < 1,25 - argilas de atividade alta Ac > 1,25 4.9 Grau de contração (C) É a razão da diferença entre os volumes inicial (Vo) e final (Vf) após a secagem da amostra, para o volume inicial (Vo), expressa em porcentagem: C = (Vo - Vf)/ Vo Segundo Scheidig, a compressibilidade de um solo cresce com o grau de contração, tem-se: - solos bons C < 5% - solos regulares 5% < C < 10% - solos sofríveis 10% < C < 15% - solos péssimos C > 15%

Exemplo de ensaio feito pela NIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

Identificação do solo

Análise granulométrica

A curva granulométrica é a representação gráfica das dimensões das articulas, que conte um determinado solo e das proporções em que se encontram.

[pic 5]

ENSAIO DE GRANULOMETRIA

Granulométrica é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (436.2 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com