TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado De Trabalho Para Relações Públicas

Pesquisas Acadêmicas: O Mercado De Trabalho Para Relações Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Mercado de trabalho – Relações Públicas

1. Consolidação da globalização

A necessidade de oferecer novas soluções de comunicação às organizações é conseqüência de um cenário que teve início por volta de 1990, quando o Brasil iniciou seu processo de globalização.

Este processo se intensificou nos últimos anos, com investimentos estrangeiros e ampliação da autonomia do setor privado. Muitas novas empresas se instalaram no país, aumentando a concorrência e também criando novas demandas de comunicação, já não atendidas por departamentos internos das organizações, mas sim pelas agências e assessorias de comunicação terceirizadas.

2. Mercado nacional

As melhores oportunidades estão em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e multinacionais. As áreas de comunicação organizacional e institucional são as mais promissoras. A Região Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, concentra o maior número de vagas. Mas Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte também oferecem oportunidades. Qualquer empresa que perceba que deve trabalhar o relacionamento com seu público irá precisar de um profissional de relações públicas. Empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, passando por instituições públicas, ONGs etc. O mercado para o profissional de relações públicas tem crescido muito nas micro e pequenas empresas. Vale ressaltar que no Brasil 98% das empresas são micro ou pequenas.

3. Mercado internacional

De acordo com ANDRADE (2003, p. 241), “os cursos de Relações Públicas do Brasil, têm introduzido a disciplina “Relações Públicas Internacionais” em seus currículos, e enfatizam os aspectos culturais, econômicos, sociais e político dos países

Podemos entender as Relações Públicas Internacionais como uma área de atuação para as Relações Públicas, que vai além dos limites geográficos de cada país. As Relações Públicas Internacionais se diferem das Relações Públicas pelo fato de que suas ações se realizam em um outro país. E sua diferença das Relações Internacionais é que esta atua no campo do direito, economia e diplomacia.

A competição pelo mercado internacional traz consigo a possibilidade de formação de alianças, fusões e expansões. Em todas estas situações, haverá contato com diferentes culturas, costumes e linguagens, sendo este o desafio para o profissional de Relações Públicas Internacionais.

4. Por que contratar um profissional formado em relações públicas?

Para muitas pessoas esse trabalho poderia ser exercido por um jornalista, publicitário ou qualquer profissional da área de comunicação, porém existe um profissional qualificado que conhece as funções exatas da boa administração da comunicação da empresa com seus públicos, e esse profissional surge nos cursos de Relações Públicas.É importante entender q comunicação e relações publicas não são a mesma coisa, mas q a comunicação é um componente fundamental para as Relações Publicas.

O profissional apenas é legitimado relações públicas se for graduado na área e registrado no Conselho profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com