TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Cooperativista

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

O cooperativismo é um processo associativo onde homens livres unem forças de produção, capacidade de consumo e poupanças, para se desenvolverem econômica e socialmente elevando assim o seu padrão de vida. Cooperativa é uma associação independente de pessoas que se unem para satisfazer desejos, sonhos e necessidades econômicas, sociais e culturais. O objetivo é a organização da sociedade, e não o conjunto das pessoas, mas o indivíduo através do conjunto de pessoas.

O cooperativismo teve seu início na Europa, mas ao longo dos anos foi se espalhando por todos os países. O início da construção de um estado cooperativista encontra-se em 1610, com a fundação das primeiras missões jesuíticas no Brasil, esse modelo perdurou na sociedade por mais de 150 anos e tinha como base o bem-estar do indivíduo e sua família que concordavam ao interesse econômico da produção.

Mas foi em 1844 que o cooperativismo realmente foi idealizado, quando 28 tecelões de Manchester na Inglaterra cansados com a exploração de vendas no local, se reuniram para avaliar suas ideias. Respeitaram seus costumes, tradições e estabeleceram normas e metas para a organização de uma cooperativa. Após um ano de trabalho, acumularam um capital de 28 libras e conseguiram abrir as portas de um pequeno armazém cooperativo.

A doutrina cooperativista tem caráter universal, tanto que existe uma organização mundial chamada Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que congrega 78 países e tem sua sede em Genebra, na Suíça. Doutrina é um movimento, sistema ou simplesmente uma atitude que considera como uma organização das atividades socioeconômicas da humanidade e tem por objetivo uma visão geral do movimento no Brasil.

Dados da ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO BRASIL mostram que essa organização é uma grande teia de mais de 406 milhões de pessoas, ligadas a mais de 6 mil cooperativas nos 27 estados brasileiros, diversificadas em 12 ramos de diferentes atividades econômicas. As cooperativas agropecuárias são ao mesmo tempo uma associação de pessoas e uma empresa econômica se dividindo assim conforme os tipos de produtos com os quais está trabalhando, ou seja, são divididas em duas seções:

- A de compras em comum: que é utilizada para compra de insumos, adubos, sementes, instrumentos, etc.;

- A de vendas em comum: que é a venda dos produtos fornecidos pelos cooperados.

Hoje o cooperativismo agropecuário se estendeu por todo o território nacional, é extremamente conhecido pela sociedade por participar das exportações e por abastecer o mercado interno de produtos alimentícios, as cooperativas prestam uma enorme variedade de serviços que vão desde a assistência técnica até a assistência social e educacional dos cooperados. É exigida das cooperativas uma grande estrutura, pois os produtos colhidos precisam ser transportados, armazenados, beneficiados, comercializados e industrializados. Como conclusão a tese cooperativista é comprovada no desejo e necessidade das pessoas cooperarem entre si para obter melhor qualidade do nível de vida. A atuação das cooperativas rurais entram de forma extremamente eficiente para ajudar e dar apoio ao pequeno produtor, qualquer atividade agropecuária nada mais é do que uma atividade econômica onde o produtor planta, cria, produz e muitas vezes até industrializa, tendo como finalidade escoar seu produto e obter lucros, porém, algumas vezes o produtor não consegue atingir suas metas simplesmente por não ter um bom planejamento. As cooperativas rurais servem para escoar a produção agropecuária. Por exemplo, um granjeiro pode vender toda a sua produção de ovos para uma cooperativa, sem se preocupar em procurar compradores e bons preços. A partir da produção de pequenos produtores rurais, as cooperativas podem fazer grande negócios, inclusive nas áreas de exportação, negócios que os agricultores individualmente não teriam condições de efetuar. As cooperativas rurais ajudam ainda o produtor mantendo uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores produções, o que é interessante tanto para o cooperado quanto para a cooperativa. Se um proprietário rural pretende iniciar uma plantação ou criação, deve sempre procurar a cooperativa mais próxima, filiar-se e começar a usufruir das facilidades que esta lhe oferecer. As cooperativas também prestam serviços para o produtor, como o beneficiamento de café, pasteurização de leite, embalagem de produtos, etc.

As atividades econômicas nada mais são do que um produtor que planta, cria, produz e em alguns casos até industrializa, tendo como objetivo obter lucros e melhorar sua renda familiar, para isso é necessário planejar ações que fortaleçam e profissionalizem os cooperados de acordo com as necessidades do mercado. As cooperativas agrícolas servem para ajudar o produtor a escoar seus produtos para conseguir um preço razoável e justo.

A AUTOGESTÃO é um aspecto de extrema importância para o movimento cooperativista e se baseia no “tripé”: cooperante/ dirigente/ funcionário, pode ser entendida como os próprios cooperados, líderes e dirigentes que assumem a total responsabilidade de organização, transparência administrativa e financeira e a capacitação técnico-cooperativista.

Assim como qualquer outra associação, às cooperativas têm seus respectivos princípios, deveres e direitos dos cooperados. Os princípios são basicamente:

- Adesão livre e voluntária: As cooperativas são organizações voluntárias e abertas, sem qualquer tipo de discriminação social, racial, política e religiosa, podendo participar qualquer pessoa que se identifique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com