TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO GRÖNHOLM

Trabalho Escolar: O MÉTODO GRÖNHOLM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A disciplina Comportamento Organizacional promoveu um debate a partir do filme “O que você faria?” que trata sobre 7 executivos que passam por uma seleção em uma empresa no qual todos acreditam ter total controle sobre seu comportamento e emoções. Eles foram submetidos ao “Método Gronholm” cujo principal objetivo dessa forma de seleção é colocá-los em situação limite e ao saber que estão sendo observados criar um nível de tensão que seria importante no processo seletivo. Através das diversas fases do processo foi sendo identificado quem teria as condições para assumir o cargo pleiteado, através de um processo de eliminação. Observamos as várias competências e habilidades dos candidatos que são, em última análise, importantes a qualquer gestor.

Em sala pudemos discutir os diversos estilos de liderança e habilidades e competências do gestor, as funções do executivo e a relação entre os gestores e seus subordinados articulando com o filme.

Para a realização deste trabalho, refletimos sobre o filme e respondendo as questões propostas, dividindo em 3 etapas.

ETAPA I – AS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA O CARGO DE GESTOR

De acordo com o que foi visto na disciplina de comportamento organizacional, foi exposto novas técnicas de seleções para determinados cargos em níveis executivos, onde o foco foi o cargo de gestor visto que para assumir tal cargo é necessário ter grande conhecimento técnico e também grande capacidade de liderar pessoas e processos, passando por situações de conflitos de interesses até o foco no resultado.

Com o passar do tempo e o avanço tecnológico os processos seletivos ficaram cada vez mais disputados e até injusto em certos casos, verificando também o aumento de qualificação dos candidatos fica cada vez mais acirrado o momento de seleção. Frente a este cenário as empresas, através do seus RH’s buscam cada vez mais obter o método mais eficaz visando minimizar os erros.

No método exposto no filme “O que você faria?” apresentado em sala de aula, o Método Gronholm coloca em evidência as habilidades dos candidatos sobre como seria o posicionamento de cada um deles frente a determinadas situações, forçando a convivência entre eles e buscando verificar a postura e o conhecimento de cada um.

ETAPA II – O MÉTODO GRONHOLM

Quais os limites para a empresa na realização de seus testes seletivos?

As empresas devem expor suas visões, missões e valores, bem como a sua estratégia de mercado, buscando identificar o candidato que mais se aproxime do perfil coorporativo esperado sempre primando pela integridade, bom senso e respeito pelos candidatos.

Nesse contexto as organizações devem promover situações próximas às vividas no cotidiano para que o candidato ao cargo possa expressar sua competência para lidar em situações diversas, como perigos e conflitos. Sabemos que cada pessoa fará o possível para demonstrar suas habilidades visando o cargo ao qual está se propondo e que tentará na medida do possível não questionar os métodos as quais estarão se submetendo. O limite dos testes seletivos está na empresa contratante em não expor o candidato às situações vexatórias, que o induzam à falta de ética, levando-os a agirem sem lealdade.

A empresa reproduz em seu sistema interno (e no seus processos seletivos) o comportamento do seu ambiente competitivo?

A competição é inerente a toda organização, tanto no seu sistema interno quanto no ambiente externo, para que seja assegurado e almejado a busca pelo mercado, que hoje é bastante competitivo. Tal competição é sadia quando estimula a empresa ao crescimento; quando, no entanto, a competição é desleal cria um clima de desagregação e desgaste entre os membros da empresa, tornando um ambiente inóspito ao trabalho.

No processo seletivo, é comum não ser exposto alguns conflitos internos existentes nas empresas, minimizando-os ou mascarando a realidade operacional da organização. Nas entrevistas de seleção são expostos, muitas vezes, o clima organizacional idealizado, o que os executivos gostariam em suas organizações.

O problema que pode haver é que quando o que é apresentado da empresa é muito diferente da realidade, após o funcionário ser contratado e ao conhecer internamente a organização, ocorre uma decepção, fazendo com que em curto e médio prazo os colaboradores busquem oportunidades fora da empresa a fim de buscar um ambiente organizacional mais favorável ao seu desempenho.

Há espaço para um comportamento organizacional diferente do exibido no filme? Relacione o contexto organizacional com sua resposta.

Há espaço para um comportamento diferente do exibido do filme, embora a tendência é que o exposto no filme se torne a realidade a ser aplicada nas seleções, no entanto, as empresas devem buscar sempre o comprometimento com a ética e seu valores buscando ser realista e clara nos seu métodos e objetivos dentro do processo seletivo. É importante deixar evidente o clima e o ambiente organizacional mesmo no processo seletivo apresentando a realidade e evitando selecionar o candidato que não esteja sintonizado com o ambiente interno da organização.

ETAPA III – OS CANDIDATOS NO USO DO MÉTODO

Qual o preço da conquista de uma vaga?

A Revolução Industrial (1780) e a evolução do pensamento capitalista foram os grandes responsáveis pelos critérios de contratações adotados pelas empresas mundiais durante muitos anos. A grande preocupação das empresas se concentrava na capacidade de um funcionário produzir e gerar lucro. Nos dias de hoje, em que vivenciamos a explosão da era da comunicação, esta realidade mudou. Atualmente as contratações ainda são feitas levando em consideração a capacidade técnica do candidato, mas alinhada e avaliada juntamente com seu perfil pessoal. Uma mudança que têm dado bons resultados.

Nos tempos atuais, em que momentos de crises financeiras têm sido constantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com