TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NUTRICOSMÉTICOS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior estética e imagem pessoal

Luci rodrigues vieira
 

nutricosméticos

[pic 2]

Itapuranga

2015

LUCI RODRIGUES VIEIRA

NUTRICOSMÉTICOS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Spa e terapias alternativas, Cosmetologia, Bases de nutrição, Metodologia científica, Seminário temático Professores: Marcelo Doi; Vania Terra Malachias; Aline Menezes T. Roque; Regina Célia Adamuz; Luciane Barbosa .

Itapuranga

2015

Introdução

           Atualmente, com o processo de industrialização ocorreram mudanças que afetaram a qualidade de vida moderna, apresentando maior influência na alimentação. Logo, também aumentou a procura por uma aparência perfeita ou melhor um “logotipo” estipulado por parte da sociedade.

         Entretanto, sabe-se que uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios ao organismo, dentre os quais agem na saúde da pele e dos cabelos. Diante disto, as pessoas começaram a se preocupar mais com a alimentação, pois uma má alimentação reflete tanto no aspecto interno quanto externo do organismo. Com isso, os consumidores passaram a investir mais no consumo de alimentos funcionais e suplementos nutricionais gerando um crescente avanço de mercado. 
              Exemplo desses produtos inovadores são os nutracêuticos e nutricosméticos, altamente relevantes tanto em nível nacional como internacional, no qual as atividades de desenvolvimento desses novos produtos têm sido cada vez mais exploradas nos últimos anos.

Desenvolvimento

O aumento da expectativa de vida é uma realidade presente atualmente, com intuito de retardar seu envelhecimento e suas conseqüências cada vez mais pessoas estão em busca de uma vida saudável. Uma alimentação adequada é um dos pilares fundamentais em que se baseia a saúde. Assim, os desequilíbrios e déficits nutricionais podem manifestar várias alterações fisiológicas as quais podem ser expressas na pele e nos cabelos (LIZARRAGA, 2008). 
        Dessa maneira, a busca pelas cápsulas da beleza,como também são conhecidos os nutricosméticos está aumentando a cada dia. Estes, segundo especialistas melhoram a pele de dentro pra fora, unindo nutrição à saúde do corpo e da pele.

No qual, deve-se ingerir as cápsulas com princípios ativos especiais que previnem o envelhecimento da pele, combatem rugas, previnem a queda capilar e fortalecem unhas. Porém, tem que ser por período de três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes. A exceção fica para as pílulas que protegem contra os raios solares e prolongam a cor - deve ser consumidas um mês antes e um mês após a exposição ao sol. Ao final do tratamento, é importante que se interrompa o uso do produto e retome-o a cada três meses para manutenção. Utilizar um nutricosmético para cuidar da pele e outro para o cabelo, por exemplo, não é proibido. No entanto, sempre com uma orientação médica.
           Mas percebe-se a partir do questionário realizado que boa parte das pessoas conhecem o termo nutricosmeticos, e mostram também interesse em conhecer mais e adotá-los no cotidiano como uma maneira de melhorar o seu bem estar. A exemplo disso, foi uma pesquisa realizada, na Faculdade da USP de Ribeirão Preto, com um questionário aplicado com as pessoas dentro do próprio campus da universidade,mostraram que 26% dos entrevistados conheciam previamente o termo nutricosméticos e apenas 20% relataram o uso. Verificou-se que existe uma grande parcela de consumidores que tem interesse em SAR tais produtos, e quase unaminidade dos entrevistados acreditam nos benefícios dos nutrientes ingeridos no dia a dia como impactantes na saúde e na beleza, o que justifica uma atitude favorável em relação a esses produtos.  

         

             Logo,os nutricosmeticos, trata-se de uma nova classe de produtos      cosméticos encontrados em cápsulas, pílulas ou líquidos combinados. 
Esses produtos prometem melhorar a aparência da pele prevenindo o surgimento de rugas, combatendo a queda do cabelo, auxiliando na saúde das unhas, prometendo combater a celulite, a obesidade e o excesso de peso além de aumentar a produção de melanina. 
            Por conterem vitaminas, minerais, flavonóides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas e outras substâncias antioxidantes,  além de nutrir o organismo, combatem os radicais livres, que são os grandes responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. Os nutricosméticos prometem atuar profundamente na camada dérmica.
         Porém, a definição de nutricosméticos ainda não é clara, isso porque não é nem cosmético e nem alimento. No Brasil, a ANVISA enquadra os produtos cosméticos como de ação tópica, portanto só é aprovado para uso externo. Assim, os produtos que são ingeridos não podem ser considerados cosméticos e necessitam de outro tipo de registro, com normas mais criteriosas.

Conclusão


          Muitas pessoas por acharem os nutricosméticos inofensivo, acabam consumindo, sem realmente saber o que está ingerindo. 
É importante ressaltar que esses produtos tem uma concentração maior de um determinado componente e isso pode causar efeitos colaterais e variados. 
Antes de consumir qualquer tipo de nutricosmético, é recomendado consultar um nutricionista, mesmo se tratando de um produto com poucas contra-indicações. Porque não há como garantir os nutrientes ingeridos atuem na pele ou nos cabelos,eles vão para onde o corpo estiver precisando mais.
          Pois, estas não substituem os alimentos, pelo contrário, é muito mais saudável alimentar-se bem, de forma variada e balanceada, do que recorrer às cápsulas. No entanto, podem ser indicadas para pessoas com hábitos alimentares inadequados e irregulares, somente por determinado período de tempo e respeitando as necessidades de cada um e com acompanhamento de nutricionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com