TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA MÍDIA NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 16

O PAPEL DA MÍDIA NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES

Departamento de Comunicaç ã o Social Universidade de Taubaté

RESUMO

Os meios de comunicaç ã o de massa desempenham um papel na formaç ã o da opiniã o pública no que tange à ecologia. Os jornais, o rádio e a televisã o difundiram as mensagens da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro, em 1992. O processo de globalizaç ã o, no contexto atual, gerou uma questã o ambiental que deve ser vista desde uma dimensã o de totalidade, superando até mesmo a segmentaç ã o positiva da ciência. A mídia impressa e eletrôn ica prossegue transmitindo os ideais de todos os que batalham pela conservaç ã o do meio ambiente que, em última análise, é a luta pela conservaç ã o da vida.

PALAVRAS-CHAVE: meios de comunicaç ã o; ecologia; meio ambiente; opiniã o pública; vida

INTRODUÇÃ  O

No planeta Terra, o homem foi criado para viver num Paraíso, ou seja, num ambiente que lhe oferecesse as melhores condiç õ es de vida. Mas o que a histó ria humana nos mostra éum “ Paraíso perdido” .

No último quartel do século XX, o papel dos meios de comunicaç ã o de massa foi amplamente investigado e discutido por muitos estudiosos das ciências sociais aplicadas, mediante estudos e ensaios. Esses autores procuraram analisar sua influência no formaç ã o e controle da opiniã o pública desde uma perspectiva social, política, ideológ ica e cultural.

Nosso objetivo é identificar a funç ã o da mídia no contexto da defesa do meio ambiente, ou seja, como os meios de comunicaç ã o têm sido empregados a serviç o da

conservaç ã o dos bens naturais.

Nos

estudos  preparató rios

para  a

Conferência

das

Naç õ es

Unidassobreo

Meio

Ambiente

e

Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, em 1992, as discussõ es sobre os mecanismos econô micos se acirraram especialmente quando esses mecanismos se evidenciaram impactantes para o meio ambiente e capazes de depauperar os recursos naturais.

No período em que se realizou a Conferência, os jornais, rádios e televisã o do Brasil e do mundo difundiram discursos de muitos chefes de Estado referentes aos problemas ecológ icos. No entanto, muitos estavam preocupados era com sua imagem perante a opiniã o pública e nã o com a busca de soluç õ es concretas propostas pelos organizadores do evento.

 

Partindo

dessa  premissa,  analisaremos

a  relaç ã o

comunicaç ã o

e  meio  ambientecomo  o

poder  da

mensagem na informaç ã o ambiental.

O PODER DA MENSAGEM

A mídia  emprega uma linguagem adequada ao nível

de   compreensã o  das  massas.

Nos

tempos  atuais,

a

comunicaç ã o

passou  a

fornecer

subsídios  para

que

a

humanidade

se  coloque

diante

de

si  mesma

numa

perspectiva de avaliaç ã o de seu passado, da trajetó ria de seu desenvolvimento e da projeç ã o de seu futuro, como assinala Ramos (1995, p. 13). Para esse autor, o monitoramento global proporciona aos cientistas o acesso a dados fundamentais para a pesquisa ambiental em suas várias manifestaç õ es disciplinares, da mesma forma que os acontecimentos só cio-políticos, artísticos, esportivos, meteorológ icos.

Observamos que “ jamais a humanidade assistiu a tã o radical evoluç ã o como a que se processa nos últimos anos com o estabelecimento formal do sistema dos meios de comunicaç ã o de massa” (BELTRÃ O e QUIRINO,

1976,  p.

119).

Os  meios

imprimem

velocidade,

ubiqü idade

e  penetrabilidade  à

mensagem,

tornando-a

poderosa em escalas e níveis jamais alcanç ados.

Partindo

dessa

contexto  é possível  afirmar  que  o

domínio da informaç ã o estádiretamente ligado ao poder de interferir e reorientar as relaç õ es humanas e da sociedade com a natureza. Donde se pode inferir que a influência dos meios leva a humanidade a tomar conhecimento dos problemas ambientais e a procurar


rediscutir os seus modelos de desenvolvimento e de atuaç ã o no meio ambiente.

Um aumento significativo de publicaç õ es, documentários, campanhas de publicidade institucionais sobre o meio ambiente é que temos observado nas últimas décadas. Contudo, é por meio dos jornais e da televisã o que as questõ es ambientais têm chegado ao conhecimento, pela primeira vez, de segmentos da sociedade que nunca tinham tido acesso ao tema. Isso

porque   até

entã o,

essas

informaç õ es

circulavam

basicamente

em

espaç os

restritos,

na

comunidade

científica,

em

seminários

e

palestras,  em  publicaç õ es

especializadas como revistas e livros.

Deste modo,  ainda  em nossos  dias,  a  imprensa  e a

televisã o

sã o

a

principal

fonte  de

informaç ã o

para

expressiva

camada

da

populaç ã o.

O

papel

desses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com