TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Papel do Gestor Ambiental

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.411 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

FLÁVIO DE BRITO PEREIRA

GERALDO MAGELA FONSECA

IRENE RODRIGUES FARIA

TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Papel do Gestor Ambiental

[pic 3]

Curvelo  

2018

FLÁVIO DE BRITO PEREIRA

GERALDO MAGELA FONSECA

IRENE RODRIGUES FARIA

TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Papel do Gestor Ambiental

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Gestão Ambiental.

Tutor eletrônico: Vinicius Mendes Gomes da Silva

Tutor de sala: Júlio Cézar Soares

Curvelo  

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................06

2.1 Características do Cerrado...................................................................................06

2.2 Clima................................................................................................................... 06

2.2 Fauna e Flora do ambiente em estudo.................................................................07

2.3  Geologia do ambiente em estudo........................................................................09

2.4 Vulnerabilidade do Bioma e Leis Regulamentadoras......................................... 09

2.5 Politicas Públicas..................................................................................................14

2.6 Áreas de Preservação na Região.........................................................................15

2.7 Projetos................................................................................................................16

3. CONCLUSÃO....................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 18


1. INTRODUÇÃO

A conservação dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente são essenciais para a ocupação do solo. Porém o crescimento acelerado da sociedade e a alta demanda por recursos naturais nos últimos anos estão desencadeando uma série de impactos ambientais no planeta. Temos em nossa região alguns Biomas além do cerrado. No entanto, ele é o mais predominante e será o destacado neste trabalho. Para melhor entendimento, iremos focar o Cerrado que fica próximo ao Rio São Francisco, próximo a Bacia Hidrográfica. Como recurso natural essencial á vida, a água deve receber atenção especial, principalmente devido as grandes alterações causadas pelo homem e a representatividade do recurso para a vida na terra.

Sabe-se que a quantidade de água doce disponível no planeta é relativamente baixa. Contudo as áreas rurais destacam-se neste contexto, devido as grandes áreas ocupadas para a produção agrícolas alienadas a alta demanda dos recursos hídricos para os processos de irrigação. O uso irracional da água ligado ás técnicas inadequadas de conservação do solo, podem causar significavas alterações no meio ambiente. Neste sentido torna-se indispensável á adoção de práticas de manejo adequadas as condições ambientais de cada região.

Segundo Souza et al. (2002, p.54), o manejo integrado de sub-raciais é uma alternativa para maximizar a água da região delimitada pelos divisores de água, através da aplicação de técnicas de manejo e conservação de solos em nível de propriedades rurais isoladas, pois integram medidas de saneamento básico/saúde pública, proteção de nascentes, recuperação de áreas degradadas, critérios para delimitação de reservas florestais/ecológicas, além de propor alternativas produtivas de acordo com as aptidões agroclimáticas das bacias hidrográficas.

As bacias hidrográficas do município de Curvelo, Minas Gerais vem sofrendo com a degradação do meio ambiente e ocupação desordenada do solo, principalmente a sub-bacia do córrego Santa Maria que já necessita de sua revitalização. O manejo integrado torna-se uma alternativa para maximizar a disponibilidade de água para o município, através de práticas de conservação do solo e água, visando a sustentabilidade dos ecossistemas e agregando valor econômico aos pequenos produtores rurais.

Neste sentido o presente estudo levantará dados referentes ao Cerrado e a bacia hidrográfica, destacando seus recursos naturais, contribuição e preservação a comunidade loca, politicas públicas e propor projetos ao eco desenvolvimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Características do Cerrado

Ocupando a maior porção do território do Estado de Minas Gerais, o cerrado, maior, aparece especialmente nas regiões das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. Nesse bioma, as estações secas e chuvosas são bem definidas. A vegetação é composta por gramíneas, arbustos e árvores (COURA, 2007).

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, pode-se dividir os principais biomas do Estado de Minas Gerais da Seguinte maneira:

Cerrado: 19,94%

  • Campo: 6,60%
  • Campo cerrado: 2,56%
  • Cerrado Stricto Sensu: 9,48%
  • Cerradão: 0,61%
  • Veredas: 0,69%

2.2 Clima

          O clima dominante da região é tropical-quente-subúmido, caracterizado por forte estacionalidade das chuvas e ausência de estacionalidade da temperatura média diária. Entretanto, as serras e planaltos altos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul experimentam sensíveis quedas de temperatura, inclusive geadas, caracterizando áreas de clima tropical de altitude.

A precipitação anual no cerrado do Centro-Oeste varia de 800 a 2.000mm, num clima sazonal caracterizado por chuvas e um período seco que se estende por quatro a sete meses, dependendo da região. A água acumulada nos lençóis freáticos do cerrado do Centro-Oeste abastece nascentes que dão origem a seis das oito maiores bacias hidrográficas brasileiras, com exceção apenas para as bacias do rio Uruguai e do Atlântico sudeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (678.7 Kb)   docx (650.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com