TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NA DINAMICA SOCIAL E NA LUTA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ensaios: O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NA DINAMICA SOCIAL E NA LUTA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

As sociedades humanas constantemente passam por mudanças, que podem ser de na¬tureza geográfica, socioeconômica e cultural. Os movimentos migratórios, as guerras, as revoluções, a intervenção do homem na natureza, o desenvolvimento e a difusão de ideo¬logias, religiões, ciências e filosofia são os maiores promovedores de mudanças sociais, os quais podem gerar ou não uma evolução social.

Para a evolução acontecer não basta que ocorram mudanças sociais quaisquer. Essas mudanças precisam se desenrolar num determinado período de tempo e numa mesma di¬reção. É preciso que haja uma mudança de paradigma.

A mobilidade social foi uma evolução social. Em sociedades tradicionais era impossível ou muito difícil a mudança de status. Nas sociedades modernas é possível que, por meio do trabalho, do estudo e de habilidades variadas, um indivíduo ou um grupo social mudem seu status social, o famoso “subir na vida”.

A Sociedade Civil têm como função controlar o poder do Estado, embora legitime o poder deste por meio do aparato legal. Muitas organizações e instituições que fazem parte da So¬ciedade Civil têm contribuído bastante com os movimentos sociais que lutam pelas causas de determinados grupos, baseados em valores universais.

O terceiro setor é opção fundamental entre o Estado, que detém o poder, e as empresas privadas, que visam ao lucro. Variadas instituições, como fundações, entidades filantrópi¬cas, religiosas, de assistência social, ONGs e muitas outras, contribuem para o controle e o preenchimento de lacunas que deveriam ser supridas pelo Estado, como o atendimento às necessidades básicas da população e à geração de empregos.

Ser cidadão é muito mais que pertencer a uma sociedade e ser portador de documentos variados como a carteira de identidade e a de trabalho. Ser cidadão é participar da luta por direitos civis iguais para todos e garantir que o que está assegurado por lei seja posto em prática.

Independentemente da nossa forma de participação, é necessário contribuir para que o desenvolvimento sustentável seja praticado pelas empresas privadas e para que o Estado cumpra o seu dever – o de fiscalizar possíveis danos irreversíveis à natureza.

É dever do Estado fiscalizar a ação do setor privado em relação ao meio ambiente. No en¬tanto, é função da Sociedade Civil monitorar o Estado e se certificar de que tal fiscalização esteja sendo realizada a contento. Muitas entidades pertencentes à Sociedade Civil, tais como as ONGs e os meios de comunicação de massa, têm um papel primordial nessa fis¬calização.

São as mídias que transmitem a maior parte das informações para toda sociedade. Porém, são as entidades e os agentes ambientalistas que formam a consciência ecológica coletiva. Todo cidadão pode contribuir com a preservação do meio ambiente. Isso é feito a partir de ações individuais de professores, que ensinam nas salas de aula a importância de preservá-lo, até de organizações institucionalizadas que acionam o Estado quando o nosso direito de viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado é ferido.

Ponto de partida:

Reflita e escreva um pequeno texto (cerca de 20 linhas) sobre as atitudes que você toma no dia a dia para exercer sua cidada¬nia e preservar o meio ambiente.

Pequenas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com