TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER TÉCNICO

Por:   •  11/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

PARECER TÉCNICO I

NOME:

O município de Salvador, capital do estado da Bahia, teve no último censo (2010)  uma população de 2.675.656 pessoas e com população estimada de 2.872.347 pessoas em 2019, com uma densidade demográfica de 3859,44 hab/km². O crescimento econômico, bem como populacional, do município se deu a partir de 1960.

Esse desenvolvimento ocasionou diversos problemas socio-ambientais que podem ser vistos no dias de hoje como: a ocupação desordenada de terrenos, a formação de ilhas de calor e o descarte irregular de resíduos sólidos.

As áreas de ocupação desordenadas de vales e encostas, locais com alagamento e deslizamentos recorrentes, apresentam problemas de infra-estrutura, dificuldade pro recolhimento de lixo, esgotamento sanitário precário e segurança deficiente da população.

        A estrutura de coleta do esgoto é deficiente nas áreas de encosta e o descarte dele é ambientalmente inviável nas áreas de ocupação ordenada (residenciais, comerciais e/ou industriais). Nestas áreas o esgoto é lançado, muitas vezes, no oceano (emissários a céu aberto ou submarinos) ou em outras regiões ambientalmente impróprias, poluindo as águas, matando o ecossistema e prejudicando a saúde da população.

        Já a formação das ilhas de calor acontece devido à grande quantidade de espigões, áreas de concreto e asfalto em detrimento de áreas verdes, bem como a grande emissão de poluentes na atmosfera, aumenta o desconforto populacional por conta do calor excessivo, diminui o ritmo de trabalho e produtividade.

        Tendo em vista este último problema, observa-se a necessidade de implementar mais áreas verdes no município, seja em locais públicos ou privados. Dessa forma leva-se benefícios às áreas regularizáveis, reduzindo conflitos ambientais, valorizando território e aumentando conforto populacional.

REFERÊNCIAS:

IBGE. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/panorama. Acesso em: 20 de agosto de 2020, às 17h00

FERNANDES, Rosali B.  et al.  O crescimento urbano em Salvador e os impactos ambientais na formação do Cabula, bairro popular estratégico da cidade. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. IX, nº 521, 10 de julio de 2004. [http://www.ub.es/geocrit/b3w-521.htm]. [ISSN 1138-9796].

FERNANDES, Rosali B.  Processos recentes de urbanização em Salvador: O Miolo, região popular e estratégia da cidades. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. IX, nº 523, 20 de julio de 2004. [http://www.ub.es/geocrit/b3w-523.htm]. [ISSN 1138-9796].

TEIXEIRA, R. M. J., GIUDICE, D. S., RODRIGUES, J. A., Expansão Urbana e Impactos Ambientais: Análise do Beiru/Tancredo Neves - Salvador-Ba. XIII Simpósio Brasileiro de Geografia, 2009. Disponível em: . Acessado em: 11 de Agosto de 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com