TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Dos Profissionais Do Magisterio E Dos Movimentos Associativos Na Organização Do Sistema De Ensino E Na Organização Escolar

Artigos Científicos: O Papel Dos Profissionais Do Magisterio E Dos Movimentos Associativos Na Organização Do Sistema De Ensino E Na Organização Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  1.668 Visualizações

Página 1 de 7

A ÉTICA BASEIA-SE EM UMA FILOSOFIA DE VALORES COMPATÍVEIS COM A NATUREZA E O FIM DE TODO SER HUMANO, POR ISSO, "O AGIR" DA PESSOA HUMANA ESTÁ CONDICIONADO A DUAS PREMISSAS CONSIDERADAS BÁSICAS PELA ÉTICA: "O QUE É" O HOMEM E "PARA QUE VIVE", LOGO TODA CAPACITAÇÃO CIENTÍFICA OU TÉCNICA PRECISA ESTAR EM CONEXÃO COM OS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DA ÉTICA. (MOTTA, 1984, p. 69).

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.

Temos consciência de que passamos um terço de nosso dia trabalhando, um terço dormindo e o restante entre deslocamentos que dependendo da cidade poderá representar o restante deste tempo.

Com isso podemos notar que passamos boa parte de nossa vida no ambiente de trabalho, convivendo com pessoas a princípio estranhas e que ao passar dos anos farão parte de nossa rotina diária.

Para que possamos ter um convívio sadio é necessário treinar constantemente a nossa conduta ética e moral, para que os limites de respeito e liberdade sejam mutuamente respeitados.

Desde o nascimento através de nossos pais e toda a ramificação de parentes que compõem a família formam a rede de educadores que durante o nosso desenvolvimento nos ensinam princípios de moral e ética necessárias a uma vida harmoniosa em sociedade sendo que, aprendemos também vícios e outras ideologias que poderão não ser corretas, mas que na visão das pessoas que convivemos é tido como corretas.

O ambiente de trabalho é uma sociedade com fins lucrativos onde a necessidade da união de vários conhecimentos e esforços se fazem necessário para transformar tudo isso em um produto competitivo no mercado, atrativo a seus consumidores e assim, gerando lucro e renda a todos que fazem parte desta corporação. É visto que a técnica pode ser ensinada por meio de academias, pois todo ser humano é curioso e vai à busca de seus objetivos.

Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc. Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, sequestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos porque pedem uma reflexão profunda e, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce.

Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados.

O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom humor.

Quando se fala em virtudes profissionais, mencionarmos a existência dos códigos de ética profissional. As relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana podem ser reunidas em um instrumento regulador. É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício da profissão passam a controlar a execução de tal peça magna.Tudo deriva, pois, de critérios de condutas de um indivíduo perante seu grupo e o todo social.Tem como base as virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão, abrangendo o relacionamento com usuários, colegas de profissão, classe e sociedade.O interesse no cumprimento do aludido código passa, entretanto a ser de todos.

O exercício de uma virtude obrigatória torna-se exigível de cada profissional, como se uma lei fosse, mas com proveito geral. Cria-se a necessidade de uma mentalidade ética e de uma educação pertinente que conduza à vontade de agir, de acordo com o estabelecido.

Essa disciplina da atividade é antiga, já encontrada nas provas históricas mais remotas, e é uma tendência natural na vida das comunidades. É inequívoco que o ser tenha sua individualidade, sua forma de realizar seu trabalho, mas também o é que uma norma comportamental deva reger a prática profissional no que concerne a sua conduta, em relação a seus semelhantes. Toda comunidade possui elementos qualificados e alguns que transgridem a prática das virtudes; seria utópico admitir uniformidade de conduta.A disciplina, entretanto, através de um contrato de atitudes, de deveres, de estados de consciência, e que deve formar um código de ética, tem sido a solução, notadamente nas classes profissionais que são egressas de cursos universitários (contadores, médicos, advogados, etc.) Uma ordem deve existir para que se consiga eliminar conflitos e especialmente evitar que se macule o bom nome e o conceito social de uma categoria.Se muitos exercem a mesma profissão, é preciso que uma disciplina de conduta ocorra.

A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os sentidos da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano. As mudanças decorrentes da evolução e dos acontecimentos históricos são muito significativas e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.

Nos campos das descobertas da medicina, da indústria, da tecnologia, jamais se assistiu tamanho desenvolvimento. Assistimos a um aumento de velocidade de produção de informações nunca conhecidos.

Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com