TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções profissionais responsáveis pela administração do sistema

Seminário: Funções profissionais responsáveis pela administração do sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Seminário  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1 - OK

Passo 2

Realizem um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre as funções do profissional responsável pela administração de sistemas. Busquem tanto por fontes técnico-científicas como por fontes voltadas ao mercado de trabalho.

Técnico

O profissional especializado em administração de sistemas aprende desde inicio recursos que o auxilia na instalação e administração de softwares – como Linux, configurar redes TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), e serviços para internet com segurança. Também é adquirido o conhecimento para projetar ou gerenciar, plataformas virtualizadas. O administrador de sistemas deverá ser encarregado de manter e operar computadores e/ou a sua rede. Uma das funções operadas por esses profissionais é que, eles são encarregados de instalar, suportar e manter servidores e outros sistemas, deverá estar sempre atento e preparado para responder a indisponibilidades de serviços e outros problema.

Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade, sendo que eles também incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento

de projetos para projetos relacionados a sistemas.

Mercado de trabalho.

É exigido na atualidade pela maioria das empresas no mínimo; a Formação – Graduação em Sistema de informação, Ciência da computação, Redes de computadores ou Engenharia da computação. O profissional deve ter experiência nos requisitos exigidos pelo empregador a fim de garantir a vaga e se destacar dos outros, exemplo; Conhecimentos e habilidades na instalação de softwares, diagnósticos e analises de problemas que possam danificar o Sistema operacional. Manuseio das peças do Computador, seus Hardwares e a manutenção e instalação deles. Implantação de redes tendo como foco a segurança, devido tratarem-se de informações que são sigilosas e de uso exclusivo da empresa, que são passadas pela rede e que podem ser de desagrado caso seja obtidas por pessoas de más intenções (hacker).

Além disso, pode ser aplicada como critério de algumas empresas que o profissional tenha que atuar ou ter conhecimento com a concepção/natureza dos softwares livres, administração de servidores GNU/Linux e domine tecnologias tais como: Apache/Tomcat, Squid, Bind, Samba, NFS, NIS, MySQL/PostgreSQL, Iptables, SSH, LDAP, Zimbra, Bacula, Cups.

Passo 3

Entregar uma breve descrição a respeito das funções básicas dos Sistemas Operacionais e de cada uma das funções/responsabilidades de um administrador de sistemas pesquisadas.

No relatório devem ser respondidas as seguintes questões:

• Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?

• Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas?

• Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para preencher uma vaga de administrador?

• Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?

• Comente: É uma carreira que exige conhecimento técnico específico? É uma carreira que exige conhecimento técnico multidisciplinar?

O relatório deve ser de própria autoria, no máximo três folhas, com as devidas referências bibliográficas seguindo o padrão ABNT.

Para um usuário, o ato de um dispositivo ler um arquivo em disco ou uma gravação, não é visualizado os inúmeros detalhes internos nesta operação. É ai que entra a função do sistema operacional, facilitando o acesso aos recursos do sistema com suas rotinas específicas, como por exemplo, o acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória, enfim, concluir uma operação. Nesse contexto, o sistema operacional serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando

uma comunicação transparente.

Além de outras funções de gerenciamento, o sistema operacional possui recursos de compartilhamento e controle desses recursos de forma organizada e protegida, como por exemplo, uma impressora onde os usuários enviam arquivos de impressão e cada arquivo enviado não interfere nos demais, desta forma o sistema operacional tem a responsabilidade de realizar estas tarefas de forma organizada e protegida. E olhando para outro lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com