TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Inteligencia

Tese: O Que E Inteligencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos estudar o desenvolvimento do aprendizado do escolar do ponto de vista da neurociência. Mas o que é Neurociência?

É a ciência que estuda o funcionamento cerebral envolvido em todas as nossas habilidades e atividades. Então, vamos estudar como o cérebro da criança aprende, por exemplo, a ler e escrever, como contar, fazer conta, etc.

A partir desse conhecimento, discutiremos as causas neurológicas das dificuldades apresentadas pelos portadores de necessidades educativas especiais. Ou seja, vamos ver o que acontece com o cérebro de uma pessoa que tem dificuldade para aprender, seja por que tem alguma deficiência, seja por que tem algum distúrbio ainda não identificado ou comprovado.

Finalmente, vamos discutir métodos e atividades de ensino que favoreçam o cérebro dessas pessoas a solucionar seus problemas. Ou seja, vamos discutir como promover a inclusão, mas não do aluno na sala de aula, porque isso já passou e não basta. Agora precisamos incluir os alunos no processo de aquisição do conhecimento que a nossa cultura adquiriu. Para isso, precisamos entender quais são as causas das dificuldades de aprendizagem para podermos tomar atitudes que condigam com a realidade do problema. Isso, hoje, é possível graças às técnicas modernas de mapeamento cerebral que nos permite observar com o cérebro funciona durante o aprendizado.

Apesar de serem os professores as pessoas que têm contato direto com os alunos, o problema da inclusão deve incluir também o diretor, os supervisores e coordenadores da escola. Precisamos ter um plano de ensino global e integrado na escola inteira e em todas as salas para dar conta de fornecer um suporte e um material adequado para esses alunos e que não se diferencie do tema do resto da sala.

Testes de QI

Inicialmente, precisamos rever um conceito que vai estar sempre presente no dia-a-dia do trabalho com essas pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O conceito que a gente faz de pessoa inteligente. Geralmente, julgamos uma pessoa que tem dificuldade para aprender alguma coisa de uma pessoa não inteligente ou até mesmo burra. Isso é tão arraigado na nossa cultura que até existem provas para dizerem o quanto somos inteligentes: os testes de QI.

Vamos analisar esses testes para entendermos o que é considerado um deficiente mental ou uma pessoa pouco inteligente. Em seguida, vamos tentar redefinir o conceito de inteligência pela ótica do funcionamento cerebral e por último, vamos ver atividades de um caso real de uma deficiente mental.

Os testes de QI são testes com vários tipos de questões diferentes que foram realizados com um número muito grande de pessoas para se tirar uma média de normalidade, através de cálculos estatísticos. A partir daí, o individuo realiza o teste e o seu resultado é comparado com o resultado médio. Se o seu resultado for muito abaixo da media ele recebe o diploma de deficiente mental e a partir de então será para o resto da vida taxado de uma pessoa sem inteligência suficiente para aprender.

Vamos rever os tipos de atividades apresentadas nesses testes, e quais são as habilidades cognitivas responsáveis pelas suas resoluções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com