TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Diagrama de Pareto?

Por:   •  5/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Diagrama de Pareto?

É uma ferramenta para ajudar a focalizar os esforços de melhoria. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou nas folhas de verificação para detectar o problema. Ela nos demonstra que a maior parte dos problemas provêm de poucas, porém vitais, causas. A partir desse pensamento a ideia geral de Pareto é que 80% de todos os problemas são provenientes de apenas 20% dos tipos de problemas encontrados. Outra variante desta regra estabelece que para qualquer problema, 80% das suas ocorrências são devido a apenas 20% de todas as causas. Essa regra é conhecida como 80/20.[pic 1]

Quem criou o Diagrama de Pareto?

O nome se originou do trabalho de Vilfredo Pareto (1848-1923), pioneiro no esforço de enunciar uma lei de distribuição de rendimentos. Em essência, ele descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. Joseph Juran, um dos pioneiros em trabalhos na área de Qualidade, encontrou um padrão semelhante ao encontrado por Pareto na distribuição dos tipos de defeitos de certo produto. Após diversas análises, concluiu que em grande parte das iniciativas de melhoria, poucos tipos de defeitos eram responsáveis pela maioria das rejeições (poucos vitais), ou seja, 80% dos problemas de qualidade de uma peça são causados por 20% dos tipos de defeitos. Da relação entre esses dois trabalhos foi criado o conceito de Pareto. Juran cunhou o termo “Gráfico de Pareto” no início da década de 90.

Por que aplicar o Diagrama de Pareto?

Um dos objetivos centrais de um programa de qualidade é reduzir perdas provocadas por itens defeituosos que não atendem às especificações. Existem muitos tipos de defeitos que fazem com que um produto não atenda às especificações. Concentrar esforços no sentido de eliminar todos os tipos de defeitos não é uma política eficaz. Devemos focar nos tipos de defeitos que são responsáveis pela maioria das rejeições, sendo mais eficaz atacar as causas desses poucos defeitos mais importantes, daí a necessidade de utilizarmos o Diagrama de Pareto.

[pic 2]

Como fazer um Diagrama de Pareto?

Passo 1: Entenda o que você quer analisar com o gráfico. Todo gráfico de Pareto tem uma finalidade. Entender o que você quer resolver com ele é fundamental para você decidir quais dados você precisa coletar.

Passo 2: Só se faz um Pareto com dados. Para você coletar bons dados, você pode se valer de outras ferramentas, como formulários de coleta de dados ou folhas de verificação. Essa etapa de planejamento é importante para construir um gráfico de Pareto. Os dados podem ser classificados por tipo de problema ou defeito, departamento, local, tempo, tamanho e outros.

Passo 3: Organize os dados coletados. Você pode já contar a frequência de cada defeito e montar uma tabela.

Passo 4: Organize as ocorrências da maior para a menor. Acrescente mais uma coluna indicando os valores acumulados. Para criar essa coluna é feita uma soma entre o número de ocorrências de uma razão mais as ocorrências da razão anterior.

Passo 5:  Adicionar uma coluna na tabela com os valores percentuais de cada razão. Para realizar o cálculo se divide o número de ocorrências de uma determinada razão pelo total de ocorrências no período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com