TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Satelite

Artigos Científicos: O Que é Um Satelite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um satélite?

È um objeto que dá voltas em torno de um planeta em um trajeto circular ou elíptico.

Como um satélite é colocado em órbita?

• Quanto mais alta é a sua órbita, maior o tempo que um satélite pode permanecer em órbita. Todos os satélites atualmente entram em órbita carregados por um foguete ou no compartimento de carga de um ônibus espacial.

Desenho do lançamento

• Para a maioria dos lançamentos de satélite, um foguete de lançamento programado é apontado diretamente para cima. Isso permite ao foguete alcançar a parte mais espessa da atmosfera mais rapidamente, minimizando o consumo de combustível.

• Quanto mais alta é a sua órbita, maior o tempo que um satélite pode permanecer em órbita. Em altitudes mais baixas, o satélite colide com vestígios da atmosfera da Terra, o que causa o arrasto. O arrasto faz com que a órbita decaia até que o satélite volte para dentro da atmosfera e queime. Em altitudes maiores, onde o vácuo no espaço é quase total, quase não há arrasto, e o satélite pode ficar em órbita por séculos (como por exemplo, a lua).

• MOSTRAR NO DESENHO-Os satélites geralmente iniciam em uma órbita que é elíptica. O objetivo é obter uma órbita o mais circular possível. Ao disparar um foguete quando a órbita está em seu apogeu (o ponto mais distante da Terra

EXPLICAÇÃO DE TODO O DESENHO.

• (EXPLICAÇÃO)

O satélite é levado por super foguetes até a altura h desejada. O valor dessa altura é variável, mas não pode ser menor que 150 km. Alcançada essa altura, os foguetes lançam o satélite horizontalmente com velocidade v. Como se sabe, a Terra exerce uma força de atração sobre esse objeto, de forma que essa força fará com que ele descreva sempre uma trajetória curvilínea. Para que o satélite fique sempre em órbita circular ao redor da Terra deve ter velocidade que é determinada pela seguinte equação matemática:

v = (GM/r)½

G =é a constante gravitacional. M = massa da Terra.

Caderno

Tres tipos de orbitas:

1- CIRCULAR EQUATORIAL OU INCLINADA

2- POLAR

3- GEOESTACIONÁRIA (SEMPRE SOBRE O MESMO PONTO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com