TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satélite Alos

Artigo: Satélite Alos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 12

Satélites

Empresa

Imagens

Catálogos

Produtos e Serviços

Aplicações

Downloads

Contatos

Preços

Amostras

Acervo Engesat

ALOS encerra vida útil, mas cenas de catalogo seguem disponíveis

No último dia 12 de Maio de 2011, após três semanas de intensas tentativas por parte da JAXA para se comunicar com o satélite ALOS, seguindo os problemas ocorridos nos sistemas de geração de energia do satélite em 22 de abril de 2011, foi finalmente decidido o envio de um comando para o satélite para desligar o seu transmissor de bordo e o sistema de baterias. Assim, o satélite ALOS encerra a sua vida útil, pois ficou impossível restabelecer a comunicação com o mesmo.

O satélite ALOS foi lançado em 24 de Janeiro de 2006 e ficou operacional durante mais de 5 anos, ou seja bem além da expectativa inicial de vida útil, de 3 anos, durante os quais ele alcançou ótimos resultados na área de observação da Terra em situações de emergência e desastres naturais. A JAXA continua investigando as razões da falha do satélite.

As imagens ALOS adquirida durante os anos de operação do satélite continuam comercialmente disponíveis para a comunidade de usuários. Para maiores esclarecimentos, pesquisa de disponibilidade de imagens ALOS na sua área de interesse e colocação de pedidos ALOS, faça contato no tel. 0 xx 41 3023-1617 ou pelo email engesat@engesat.com.br.

Ficha Técnica Resumida

O nome ALOS significa Advanced Land Observing Satellite. Este satélite foi lançado por um foguete H-IIA a partir do centro espacial de Tanegashima pela Agência de Exploração Aeroespecial Japonesa em 24 de Janeiro de 2006. O seu nome original em idioma Japonês é "DAICHI".

O satélite ALOS tem 3.5m de largura por 4.5m de comprimento e 6.5m de altura, os seus painéis solares medem 22m x 3m, o seu peso bruto é de perto de 4 toneladas, o que faz dele um dos maiores satélites de Observação da Terra.

Aspectos Gerais do ALOS

O programa Japonês de satélites de Observação da Terra é constituído de 2 séries principais de satélites: os que são feitos para observação atmosférica e marinha de um lado, e os que servem para observação dos continentes por outro lado. O Advanced Land Observing Satélite, ALOS, que sucede aos satélites JERS-1 (Japanese Earth Resources Satellite-1 ) e ADEOS (Advanced Earth Observing Satellite) na família dos satélites de observação dos continentes, com tecnologia aprimorada foi criado para ser usado para cartografia, monitoramento e exploração de recursos naturais.

O ALOS possui três instrumentos imageadores de Sensoriamento Remoto.

- O PRISM: Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping

- O AVNIR-2: Advanced Visible and Near Infrared Radiometer type 2

- O PALSAR : Phased Array type L-band Synthetic Aperture Radar

O ALOS pode transmitir os dados imageados pelos seus instrumentos para uma estação em solo de duas formas:

Transmissão direta dos dados para a estação em solo quando está ao alcance da mesma

Transmissão indireta dos dados usando um satélite “ ponte” até a estação em solo (DRTS)

Assim, o ALOS pode imagear rapidamente áreas de interesse dos usuários em todo o planeta independentemente da existência e operação de estação de recepção. Um grande vantagem técnica e comercial para um satélite que quer ser global, operacional e comercial.

O ALOS gera dados que podem ser usados para cartografia e levantamentos até a escala 1:25.000 com precisão e qualidade para uso e ocupação de solos e todas as aplicações temáticas relacionadas, sem precisar de pontos de controle em solo.

Para poder fazer bom uso de todos os dados gerados por seus três sensores, o ALOS foi concebido seguindo dois eixos da alta tecnologia:

• Grande capacidade de operação e velocidade de processamento

• Alta precisão de posicionamento e atitude do satélite.

Isto é fundamental nesta nova geração de satélites !

Principais Especificações Técnicas do Satélite ALOS

Tempo de Vida Útil De 3 a 5 anos ( até 2011)

Órbita Sincronizada com o Sol, sub recorrente

Ciclo completo: 46 dias

Sub-Ciclo : 2 dias

Altitude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com