TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Da Estatística Na Geografia Atps

Dissertações: O Uso Da Estatística Na Geografia Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa I

Passo I

O uso da Estatística na Geografia

A Estatística é uma ciência que utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirando delas suas consequências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização do futuro. Para o público, em geral, a palavra estatística representa um amontoado de números apresentados em quadros e tabelas. Na verdade, estes quadros e tabelas constituem a expressão numérica do fenômeno e apenas a fase preliminar de qualquer atividade estatística. Foi a partir do século XVII que os estudiosos começaram a notar a estabilidade que guardam certas relações entre vários fenômenos quando se baseiam em número grande de observações: Por Ex., a proporção de nascimentos, a de mortes em uma população, em condições normais, varia pouco de um ano para outro. A probabilidade de um evento é frequentemente definida como um número entre zero e um. Na realidade, porém, nunca há situações que tenham probabilidades 0 ou 1. Você pode dizer que o sol irá certamente nascer na manhã, mas e se acontecer um evento extremamente difícil de ocorrer que o destrua? E se ocorrer uma guerra nuclear e o céu ficar coberto de cinzas e fumaças? Normalmente aproximamos a probabilidade de alguma coisa para cima ou para baixo porque elas são tão prováveis ou improváveis de ocorrer, que é fácil de reconhecê-las como probabilidade de um ou zero.

Passo II

A importância da Estatística nos estudos Geográficos.

Identificar e analisar o território, contar a população, mostrar como a economia evolui através do trabalho e da produção da sociedade, revelando como as sociedades vivem. O IBGE é o principal provedor de dados e informações do País, atendendo às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, oferecendo uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções, a saber:

• coordenação, produção, análise e consolidação de informações estatísticas;

• produção, análise e consolidação de informações geográficas;

• estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais;

• documentação e disseminação de informações;

• coordenação dos sistemas estatísticos e cartográficos nacionais.

Assim, o IBGE, ao qual a Escola Nacional de Ciências Estatísticas está vinculada, passou a ser o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no País. É uma instituição da administração pública federal, subordinada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Etapa II

Passo I

Ao discutir a questão agrária no Brasil, o professor enfrenta o sério desafio de colocar em xeque uma série de opiniões mal elaboradas que os alunos facilmente reproduzem em sala de aula. Em muitas ocasiões, os movimentos de luta pela terra são representados de forma criminosa por alguns alunos que simplesmente repetem falas e discursos realizados por seus pais. Contudo, isso não obriga o professor a desmerecer as noções que o aluno traz para a sala de aula. Munido de informações que expõem a estrutura fundiária brasileira, pode-se revelar de que modo a distribuição de terras aconteceu em nosso país. Sob tal aspecto, vale ressaltar que a distribuição de sesmarias e a economia baseada na plantation foram elementos fundamentais para que o modelo agrário baseado na grande propriedade se consolidasse enquanto processo de caráter histórico. Sendo assim, a discussão se orienta em argumentos sólidos que permitem a contemplação do mesmo tema na atualidade.

Passo II

O conceito "questão agrária" pode ser trabalhado e interpretado de diversas formas, de acordo com a ênfase que se quer dar a diferentes aspectos do estudo da realidade agrária. Na História, o termo "questão agrária" é usado para ajudar a explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com