TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Utilitarismo

Exames: O Utilitarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

O utilitarismo é uma teoria ética que propõe que atos e intenções não são bons ou ruins em si, mas sim à medida que produzem consequências de valor (utilidade) positivo ou negativo, segundo algum critério de avaliação. Na sua versão original, o utilitarismo clássico, atos são avaliados segundo a diferença na quantidade de felicidade ou sofrimento que produzem no mundo, de maneira que a melhor forma de agir é a que gera a maior diferença positiva de felicidade no mundo.

Assim, atos como ajudar, amar, roubar e matar não são sempre bons ou ruins, serão bons quando causarem boas consequências (p.e. gerando felicidade e/ou evitando sofrimento) e ruins quando causarem o contrário. Deve-se portanto agir da maneira que provocará mais felicidade e menor sofrimento, todas as outras formas deixam de produzir bens ou provocam males desnecessariamente.

A teoria utilitarista foi originalmente proposta pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham (1748–1832)

O utilitarismo clássico combina o consequencialismo, o princípio de que o valor dos atos está nas suas consequências, com o hedonismo, o princípio de que o bem e o mal se reduzem a estados de bem-estar e sofrimento, e propõe que o valor de uma ação está na sua utilidade em maximizar o bem-estar e minimizar o sofrimento agregados dos seres sencientes. Outras versões do utilitarismo, como o utilitarismo de preferência, buscam maximizar outros fins podendo incorporar outros valores como liberdade e justiça.

A teoria utilitarista influenciou substancialmente a política, o direito e principalmente a economia, dando origem ao utilitarismo econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com