TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilitarismo

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O que nos pode levar a pensar que o utilitarismo não funciona na prática ?

A quantidade de pensamentos e cálculos que seriam feitos ou pensados para tomar decisões simples, quanto a relações sociais ou ações particulares que acabariam por interagir com o meio social (família, amigos, universidade) que nos rodeia. Desse modo, sacrificaríamos coisas simples ou de "direito" em prol de um beneficio maior imaginário.

2 - o que nos pode levar a pensar que o utilitarismo nos predispõe a agir erradamente?

A questão do "decidir o que fazer calculando as consequências de suas ações", sendo que justamente esse tipo de ação particular pode interferir de modo abrupto o convívio ou "esforço" social, uma vez que julgando estar agindo com uma coerência calculada e em prol do bem está geral, está na verdade causando uma omissão que "não favorece a promoção da felicidade geral". Desse modo, a ação proferida acaba tomando uma reação contraria a pretendida.

3 - O que é o utilitarismo dos dois níveis?

Nível Intuitivo, onde as decisões, e digo até as ações, devem ser regidas pelas regras simples da moral, seguindo nossas intuições sobre o certo e o errado, não ligando para cálculos de conduta e consequências.

Nível Crítico, onde há uma questão moral tão forte, que é necessário que se ultrapasse ou se contenha, para não extrapolar as regras, sendo útil o princípio utilitarista dando suporte para a analise crítica das regras e se elas produzem um bem estar comum.

4 - Será verdade que um utilitarismo teria de estar sempre a fazer cálculos? Porquê ?

Sim, pois é sua regra básica a busca e analise (cálculos) de situações e consequências que possam ou não gerar um bem estar, uma felicidade geral. Para isso é necessário a observação das regras. Em um momento, como o próprio texto diz, e em grande maioria há um nível intuitivo que se aflora, sendo até mais utilizado, por ser tratar de regras morais, porem há destaque para a critica que se faz a essas regras, sendo necessário uma interpretação do certo e errado, ou seja, um nível critico das regras.

5 - Será verdade que no utilitarismo não há lugar para as regras morais comuns? Porquê ?

Ha um lugar sim, porém o utilitarismo irá se preocupar mais com a tentativa de orientar os atos quando as regras morais entram em conflito, assim como forma de avaliação dessas regras, analisando principalmente suas consequências e a "felicidade social".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com