TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VITALISMO E NATUROPATIA

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.002 Palavras (49 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 49

VITALISMO E NATUROPATIA

CONCEITO

O Vitalismo é a doutrina que afirma a existência de um princípio irredutível ao domínio físico-químico para explicar os fenômenos vitais. Nesta concepção o corpo físico dos seres vivos é animado e dominado por um princípio imaterial chamado força vital, cuja presença distinguiria o ser vivo dos corpos inanimados e sua falta ou falência determinaria o fenômeno da morte.

No Vitalismo a força vital é definida como a unidade de ação que rege a vida física, conferindo-lhe as sensações próprias da vida e da consciência. Este princípio dinâmico, imaterial, distinto do corpo e do espírito, integra a totalidade do organismo e rege todos os fenômenos fisiológicos. O seu desequilíbrio gera as sensações desagradáveis e as manifestações físicas a que chamamos doença. No estado de saúde mantém as partes do organismo em harmonia. Sua natureza não pôde até hoje ser comprovada, mas admite-se que estaria próxima de outras manifestações energéticas do ser vivo, como a energia calórica e a bioelétrica. Tal força não seria dotada de uma inteligência própria e independente, mas funcionaria  como um sensor da inteligência espiritual, que comanda o ser como um todo.

A maioria dos vitalistas não distinguiu força, energia e princípio vital.

O Vitalismo influenciou a Medicina até o século XIX, quando a mentalidade mecanicista ofereceu novas explicações ditas racionais para a compreensão dos fenômenos vitais, banindo-o das concepções médicas. A partir desses avanços considerados científicos, os postulados vitalistas sofreram ataques imediatos dos anti-vitalistas, chamados mais tarde de materialistas, que consideravam um retrocesso científico-ideológico atribuir aos fenômenos da vida às conotações metafísicas do Vitalismo.

A energia a que os vitalistas se referiam não era apenas aquela medida pelo trabalho mecânico, nem tampouco a hoje denominada energia potencial da física. Eles evocam a existência de uma energia essencial que move a vida, que antecede a atividade mecânica e elétrica do organismo e que, na verdade, é sua mantenedora.

VITALISMO

Vitalismo, conforme definido pelo dicionário Merriam-Webster, é uma doutrina que as funções de um organismo vivo são devido a um princípio vital distinto de reações bioquímicas.

Uma doutrina que os processos da vida não são explicáveis ​​pelas leis da física e da química sozinho e que a vida é em alguma parte de autodeterminação.

Vitalismo segundo os Naturopatas, Stanley Lief e Boris Chaitow.

1- Vitalismo expressa a natureza com todos os seus mistérios e complexidades, diz respeito ao principio unificador da vida. Utiliza medicamentos naturais para combater problemas de ordem natural;

2- É um compendio de ideias e princípios onde o terapeuta deve está pautado para trabalhar com suas ferramentas e obter respostas sobre como o corpo se ajusta e  trabalha.

3-Nesta ciência trabalha-se com princípios muito sofisticados e complexos onde a energia deve ser compreendida e aceita como matriz primordial de todas as  estruturas docorpo e por ela  dependentes.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS:

Todo médico ou terapeuta deve e deverá observar os pressupostos básicos do vitalismo, doutrina básica para os conhecimentos da energia imaterial e real criadora e conservadora da saúde.

Vis vitae – Energia original, essência primária pertencente a uma origem fundamental.

Essência primordial – Equivalente ao criador “Deus”.

Vis medicatrix naturae – Força do medicamento da natureza – A natureza trabalha com a vis vitae. O homem é produto da natureza e dela depende.

Ação vital – movimentos celulares “biológicos autônomos” em expressão de equilíbrio constante.

Principio vital ou Força vital - É definida como a unidade de ação que rege a vida física, conferindo-lhe as sensações próprias da vida e da consciência, Tal força não seria dotada de uma inteligência própria e independente, mas funcionaria  como um sensor da inteligência espiritual, que comanda o ser como um todo. O desequilíbrio desta força abalaria a saúde integral (essência vital) no ser vivo. Essência vital – Seria o complemento desta força, ou seja, a forma exclusiva do ser que reage e controla o processo vital.

Desequilíbrio vital – Acontece quando os processos energéticos não estão regulados. Acredita-seque aqui o processo de doença tem inicio.

Vitalidade- estado de  expressão saudável.

Faisca vital – termo generico para força vital.A força vital ocorre quando o principio vital é estabelecido (nascimento).

Unidade vital – A Célula humana e suas relações e circulo de vida.

Vis Naturae – Força  energética e criadora da natureza ,circulo de vida natural que alimenta e conserva sua estrutura,caracteristica natural de criação – desenvolvimento e morte e ainda transferencia de força e energia. Processo  que a natureza tem para  alimentar   e retroprogramar os seres vivos.Fatores mineral –vegetal e animal.

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS

N. 1.  A Premissa Principal.

Uma Inteligência Universal está em toda matéria e continuamente lhes dá suas propriedades e ações, assim mantendo-a em existência, e dando expressão a esta inteligência.

N. 2.  Causa e Efeito.

Todo efeito tem uma causa e toda causa tem efeitos.

N. 3.  O Princípio do Tempo.

Todo processo requer tempo.

N. 4.  Nenhuma Organização sem o Esforço da Força.

Matéria não pode ter nenhuma organização sem a aplicação de força pela inteligência.

N. 5.  Expressão Universal.

Força é manifestada através de organização na matéria; toda matéria tem organização, portanto, há inteligência expressa em toda matéria.

N.6.  O Trino da Vida.

Toda estrutura organizada é uma triunidade de três fatores necessários: Inteligência, Matéria e a Força que os une.

N. 7.  A Quantidade de Inteligência na Matéria.

A quantidade de inteligência para qualquer determinada quantidade de matéria é 100%, e é sempre proporcional a suas exigências.

N. 8.  A Função da Inteligência.

A função da inteligência é criar força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.8 Kb)   pdf (405.5 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com