TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É MECÂNICA E VITALISMO?

Seminário: O QUE É MECÂNICA E VITALISMO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Seminário  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

1.0- ANTINOMIAS KANTIANAS

Quando falamos em antinomias Kantianas, designamos um fenômeno de oscilação da tese antítese, a razão se encontrando diante de um enunciado de suas contrárias, mas cada um sendo coerente com sigo mesma. Para esclarecermos melhor, podemos comparar tal situação com um paradoxo.

Paradoxo é o contrário à opinião recebida e comum, ou à opinião admitida como válida. Em Filosofia, paradoxo designa o que é aparentemente contraditório, mas que apesar de tudo tem sentido. Em Matemática, fala-se muitas vezes de paradoxo matemático ou paradoxo lógico, ou seja, de uma contradição deduzida no seio dos sistemas lógicos e das teorias matemáticas. No entanto, as fronteiras do conceito de paradoxo não estão muito bem definidas. As ideias de conflito ou de dificuldade insuperável parecem acompanhar de forma estável a ideia de paradoxo. Mas, demasiado gerais, elas podem servir também para caracterizar «antinomia» (que originariamente significava conflito entre duas leis) ou «aporia» («caminho sem saída»).

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorretos fora do contexto particular que gera o paradoxo. Ou seja, partindo de premissas geralmente aceites e utilizadas, é (pelo menos aparentemente) possível, em certas condições específicas, inferir duas proposições que ou afirmam exatamente o inverso uma da outra ou não podem ser ambas verdadeiras.

Muitas vezes, usam-se as palavras paradoxo e antinomia como sinónimos ou então se consideram as antinomias como uma classe especial de paradoxos: os resultantes de uma contradição entre duas proposições, em que cada uma delas é racionalmente defensável.

O termo antinomia é, por vezes, utilizado para designar um conflito entre duas proposições, ou entre as consequências que delas advêm. A antinomia de duas proposições difere da contrariedade. Duas proposições podem ser contrárias sem que constituam uma antinomia, no entanto, ela surge quando se pretende provar a validade de cada uma dela.

De uma forma geral, antinomia designa um conflito entre duas ideias, proposições, atitudes, etc.. Fala-se, por exemplo, de antinomia entre fé e razão, entre amor e dever, entre moral e política. Num sentido mais restrito, antinomia designa um conflito entre duas leis.

1.1- O QUE É O MECANICISMO E O VITALISMO

O Vitalismo chegou à Europa no final do Século XVIII, ante o fracasso do mecanicismo cartesiano na explicação da singularidade do orgânico, rapidamente começa a expandir-se pela Europa, em finais do século XVIII e início do século XIX. De fato, o que mais influenciou o crescimento do vitalismo na Europa foi à explicação filosófica, que a teoria do vitalismo define as características dos seres vivos em sentido amplo.

Teorias vitalistas sustentam que a vida só pode ser explicada por leis intrínsecas aos organismos vivos, basicamente diferentes daqueles da vida inorgânica, enquanto teorias mecanicistas (ou "reducionistas") tentam explicar com base na teoria da natureza inorgânica, ou seja, exclusivamente a partir dos pressupostos básicos da física e da química (Ungerer, 1965, 1966). Do ponto de vista da história da ciência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com