TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O aço Pode Ser Substituído Pelo Alumínio

Casos: O aço Pode Ser Substituído Pelo Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  189 Visualizações

Há mais de sete mil anos, os ceramistas da Pérsia faziam vasos de um tipo de barro contendo óxido de alumínio. Apesar disso, a matéria-prima é o metal considerado mais jovem na utilização em escala industrial, já que começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. No Brasil, há menos de 20 anos, o alumínio tem sido utilizado na fabricação de latinhas de bebidas. O mercado, antes dominado pelo vidro e pelo aço, reconheceu as qualidades da utilização de um material leve, dúctil e maleável.

De acordo com um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o mercado mundial de bebidas consome 218 bilhões de latas por ano, sendo que 170 bilhões são de alumínio e 48 bilhões, de aço. No Brasil, 100% das latinhas consumidas no Sul e no Sudeste são de alumínio.

Por razões comerciais, o Nordeste caminha na contramão mundial, ainda utilizando amplamente o aço. “A presença do aço é forte no Nordeste por conta da fábrica Metalic, da Companhia Siderúrgica Nacional, a única que faz latas de aço no Brasil. Como financeiramente não compensa transportar latas por grandes distâncias, a empresa atinge os principais mercados do Nordeste mas não consegue chegar às outras regiões”, explica o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), Renault Castro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com