TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empresário

Seminário: O conceito de empresário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito do Empreendedor

Segundo Dornelas 2012, o empreendedor fica atento ao ambiente de negócios, sempre busca desenvolver de forma continua, devido a concorrência a todo momento,com a instabilidade econômica as melhores condições para empreendedor e seu maior preparo de formação, capacitação para gerir seus negócios.

Ele tem incentivos para novas criações, sem medo, sempre positivos e sabe se relacionar com outros tomando a frente com suas decisões.

O Empreendedor sabe aonde quer chegar, ele cria uma empresa co9m planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar4 para a empresa, e visa a geração de lucros, empregos e riqueza. São aqueles que fazem as coisas acontecer.

Dornelas (2012 pag. 23) apresenta

Características de um Empreendedor de sucesso

• São visionários

• Sabem tomar decisões

• São indivíduos que fazem a diferença

• Sabem explorar ao Maximo as oportunidades

• São determinados e dinâmicos

• São dedicados

• São otimistas e apaixonados pelo que fazem

• São independentes e constroem o próprio destino

• Ficam ricos

• São lideres e formadores de equipes

• São bem relacionados (networking) São organizados

• Planejam,planejam,planejam

• Possuem conhecimento

• Assumem riscos calculados

• Criam valores pra a sociedade

Conceito do Administrador

Segundo Dornelas 2012, um Administrador/Gestor planeja ,autoriza, dirige e controla toda a demanda e restrição de alternativas, define todo seu processo.

Análise do Grupo

O resultado encontrado no grupo é que chegamos ao conhecimento destacando como pontos fortes a paciência e saber ouvir, ciente de suas forças e fraquezas.

Como ponto fraco Ter medo de falar e não ser dirigido pelo mercado (Market Drivin).

O Autor apresenta também um questionário de avaliação do perfil empreendedor (Dornelas 2012 p. 41).

Sazonalidade.

Sazonalidade. O termo se refere ao ponto em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades, ou seja, fenômeno que é caracterizado pela instabilidade entre oferta e demanda nos determinados períodos do ano.

Efeitos da situação Econômica

- queda das vendas, possivelmente mais intensa em companhias exportadoras;

- continuidade da redução da atividade industrial, também como resultado de incremento na competição internacional;

- alguma queda do consumo interno, com os primeiros sinais já sendo observados;

- dificuldade de obter crédito no mercado em especial fontes externas

Controle Governamental

Tem a finalidade de garantir a conformidade com a lei e os princípios de impessoalidade, moralidade, publicidade, e eficiência na gestão pública. Ex: O uso do dinheiro público, os governantes eleitos excedem o poder em nome do povo na medida em que os políticos e os burocratas exercem seu poder em nome do povo e ao povo deve prestar contas.

Dependência de elementos de disponibilidade e custo incerto

Antes de abrir seu próprio negócio é necessário verificar se o produto pode ocorrer altos e baixos e sua disponibilidade, pois este fator é o que pode trazer o custo incerto, que tenha a garantia de seus fornecedores e preços aceitáveis em diversas épocas, ex: O tomate com muita chuva e a dificuldade na sua produção o preço subiu de $ 0,90 centavos á $ 4,00 o kl,uma crise que pressiona os preços preços para cima.

Ciclo de Vida do setor-Expansão, estagnação, retração.

Para ser m bom Empreendedor, deve-se analisar todas as rotas possíveis para ter sucesso em seus negócios.Isto é,montar seu negócio em um ciclo de expansão é bem mais vantajoso pois no fator em expansão os clientes consumidores estão entrando e não tem lealdade com os fornecedores já existentes.Nota-se também que geralmente a demanda é maior do que a oferta , e a concorrência está mais preocupada em atender a demanda do que combater um concorrente,já nos setores de estagnação e retração, a concorrência é acirrada e cada um que entra torna-se um concorrente mais visado e tende a enfrentar uma longa competição

Lucratividade

A Lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve.

A lucratividade é um conceito que referencia mais as conclusões sobre o rumo dos negócios e o sucesso do empreendimento. Ela é conceituada como através da fórmula:

Lucratividade = (lucro /vendas) X 100

Isto é, ela é um parâmetro geral de eficiência da empresa. No dia-a-dia, ela pode ser usada como item de controle interno para que os gestores possam acompanhar a evolução da eficiência organizacional e simular projeções e tendências. Além disto, é um excelente instrumento de comparação com a concorrência e novos negócios.

Mudanças que estão ocorrendo no setor

A gestão de mudanças nas organizações ocorre cada vez com maior rapidez e flexibilidade, diante deste fator é importante avaliar e estudar as influencia das mudanças no ambiente de trabalho e nas relações humanas. Qualquer tipo de mudança, por menor que pareça, provoca alterações nas rotinas de trabalho por isso é preciso saber gerenciar os processos de mudanças e principalmente entender sua interferência nas relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com