TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perigo do monóxido de carbono

Por:   •  29/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

O perigo do monóxido de carbono

Acadêmicas: Denice Pereira Santos, Elaine Cristina de Brito Ferreira, Marinalva Correia de Barros, Rafaella de Souza Lima, Sônia da Silva Santos

Metodologia Cientifica – Estevão Monti

Resumo

Esse documento apresenta os perigos do monóxido de carbono, e o porquê ele pode nos levar a morte em questão de segundos se estivermos em um local fechado com pouco oxigênio. Como ligar o carro em uma garagem fechada.

Palavras-chave: Monóxido de Carbono. Hemoglobina. Combustão. Oxigênio.

Introdução

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro, inflamável, tóxico e um asfixiante químico, por isso ele é perigoso. Ele pode ser liberado de formas naturais ou de formas antrópicas (causas humanas). A liberação natural vem de atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural. A liberação antrópicas equivale aproximadamente 60% do CO na troposfera. Isso ocorre por causa da combustão incompleta, que é a queima de combustíveis fósseis (lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, gás) em local com pouco oxigênio. Por isso não devemos deixar um automóvel ligado em locais fechados como tuneis ou garagens.

Toxicidade

O maior problema do CO é quando respiramos ele, pois ele tem uma afinidade com a hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue que é a responsável por transportar o oxigênio para os tecidos de todos os órgãos do corpo. Essa afinidade da hemoglobina com o CO chega a ser 240 vezes maior que pelo oxigênio.

O CO depois de inalado ele entra nos nossos vasos sanguíneos e combina com a hemoglobina formando carboxihemoglobina, diminuindo a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de oxigênio, levando a morte por asfixia.

Efeitos

Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe.

Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central, no coração e levar até à morte. As sequelas de uma intoxicação aguda são quase sempre permanentes.

Considerações finais

Com o perigo do monóxido de carbono temos que tomar muito cuidado, porque um simples descuido pode custar à vida de alguém, como deixar o carro ligado em uma garagem fechada e sair porque esqueceu algo.

Bibliografia Consultada

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2350-o-que-e-monoxido-de-carbono-co-origem-formacao-natureza-homem-vocs-micro-organismos-compostos-fonte-de-energia-utilizacao-acido-metanol-guerra-toxicidade-o2-hemoglobina-efeitos-exposicao-cronica-intoxicacao-desmaio-cefaleia-infarto-como-evitar.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com