TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é treinamento físico?

Tese: O que é treinamento físico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

O que é aptidão Física ?

Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performace esportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida. A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.

A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição. E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.

A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.

A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares.

Quais as duas vertentes da aptidão Física ?

Adquirir exercícios físicos e manter uma qualidade de vida melhor.

O que é resistência cardio respiratório ?

V02Max representa a máxima quantidade de oxigênio que pode ser consumida transportada e utilizada pelo organismo para produzir energia. Se a intensidade do exercício aumentar o consumo de oxigênio aumenta na mesma proporção.

Eventualmente o máximo oxigênio fornecido para o tecido muscular ativo é completado e o nível de oxigênio consumido aumentará com o aumento da intensidade do exercício. Aumentos na capacidade cardiorrespiratória são obtidos com a prática de exercícios que requerem uso rítmico de grandes massas musculares. Os exercícios podem ser feitos 3 a 4 vezes por semana por um mínimo de 15 a 20 minutos continuamente a uma intensidade que eleve a frequência cardíaca e a respiração mas não cause nenhum desconforto. Esses tipos de exercícios são geralmente conhecidos como exercícios aeróbios. Aeróbio requer oxigênio médio para a produção de energia .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com