TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da língua de sinais no Brasil

Artigo: O surgimento da língua de sinais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

ATPs-

Projeto Prático de Libras

“O surgimento da língua de sinais no Brasil”

Campinas, 18 de Setembro de 2014.

O surgimento da língua de sinais no Brasil

No século XV os surdos simplesmente vegetavam, levando em consideração o fato de que eram exclusos da sociedade, eram impedidos de serem herdeiros ou possuir bens ou casar-se.

Ao fim deste mesmo século surge Giralamo Cardamo um italiano que utilizava sinais e linguagem de escrita para se comunicar, assim também o monge Benedito espanhol Pedro Ponce de Leon que além de sinais, fazia treinamentos de voz e leitura de lábios.

Com o passar dos séculos alguns professores se dedicaram a educação de surdos, entre eles, Ovide Decroly (Bélgica), Alexandre Gran Bell (Canadá e EUA), Samuel Heinicke (Alemanha), Abbé Charles Michel de I'Epée (França), Ivan Pablo Bomet (Espanha).Esses estudiosos professores tinham opiniões diferentes quanto ao melhor método de ensino.

Em 1880 no Congresso Mundial de Professores de Surdos (Milão - Itália), chegou-se à conclusão de que todos os surdos deveriam ser ensinados pelo Método Oral Puro.

A convite de Dom Pedro II o professor francês Hernest Huet (surdo e partidário deI'Epée, que usava o Método Combinado) vem ao Brasil em 1857 para fundar a primeira escola para meninos surdos nomeado como “Imperial Instituto de Surdos Mudo” renomeado e mantido hoje pelo Governo Federal como “Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) que atende crianças, jovens e adultos ambos os sexos.

Primeiro dicionário de sinais publicado no Brasil, publicado em 1875 por Flausino da Gama, ex-aluno do Instituto que atuava como “repetidor de lições”.

Em 1888 na capital do Império foi lançado o Almanak do Amigo dos Surdos Mudos, tinha 30 páginas voltadas a deficientes auditivos, criado e editado pelo Instituto dos Surdos Mudos do Rio de Janeiro (atual Instituto Nacional de Educação de Surdos).

A partir de então tiveram a oportunidade de criar Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mistura da Língua de Sinais Francesa com os sistemas de comunicação já usados pelos surdos das mais diversas localidades. Em 1896 a pedido do governo o professor A.J. de Moura e Silva foi ao congresso de Milão e concluiu que o Método Oral Puro não se prestava para todos os surdos.

Atualmente de acordo com a Legislação de Libras do Brasil da Lei nº 10. 436 de 24 de abril de 2002 art. 1º, parágrafo único, entende libras por:

A forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Em 22 de dezembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com