TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ODD - Desporto Aventura

Monografias: ODD - Desporto Aventura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

Apresentação da ideia

No âmbito da unidade curricular de Organização e Desenvolvimento do Desporto, inserida no 3º ano do curso de Desporto da Universidade do Algarve, lecionada pelo Professor António Vinagre, foi-nos proposto realizar um Projeto de Investimento. O projeto será dividido em 5 fases diferenciadas de modo a serem retiradas conclusões ao longo de todo o processo com o intuito de se puder melhorar a cada fase realizada.

Sendo que esta é a primeira fase, pretendemos apresentar e caracterizar o projeto em que iremos trabalhar. Procurámos desenvolver um projeto com base nos gostos de todos os elementos do grupo, deste modo e após uma análise das circunstâncias, decidimos que o nosso projeto irá consistir na construção de uma empresa de desportos de aventura com o nome “DN&A” sediada em Faro. Esta empresa terá a sede em Faro embora os locais de prática sejam nos arredores, visto a maioria dos desportos de aventura serem praticados no meio da natureza.

A escolha do tema para este projeto deve-se por todos os membros do grupo já terem praticado diversas vezes alguns destes desportos de aventura e principalmente por não existirem muitas empresas direcionadas para este fim com estas características, especialmente na região sul do nosso país.

Inicialmente, os desportos à disposição dos clientes serão arvorismo, escalada, slide, rapel, BTT e slackline. Futuramente, será feita uma parceria com o centro náutico de Faro, onde irão ser incluídas as atividades de canoagem, windsurf e stand up surf e ainda com alguns hotéis da região de forma a recebermos turistas nas nossas instalações. Estes desportos irão estar à disposição de qualquer pessoa que pretenda ter uma experiência diferente.

Primeiramente será necessário arrendar um espaço para ser a sede da empresa, não necessita de ser um espaço muito grande pois só será mesmo a sede, visto todos os desportos serem praticados ao ar livre. De seguida teremos de arranjar os locais ideais para cada desporto que provavelmente será numa serra nos arredores da cidade de Faro.

Este projeto terá um público-alvo mais direcionado para as crianças e jovens adultos residentes no distrito de Faro assim como para turistas da mesma faixa etária, que gostem da natureza e de desportos de aventura. Como um dos nossos objetivos principais é unir grupos de jovens ao redor dos desportos de aventura, iremos ter preços especiais para grupos escolares e grupos de turistas.

Quanto aos recursos humanos, precisaremos de pelo menos um monitor para cada modalidade o que dará um total de cinco monitores.

Potencialidades do projeto

A maior potencialidade deste projeto é ser constituído por modalidades praticadas ao ar livre, no meio da natureza e ser direcionada para as crianças e jovens de toda a região do Algarve assim como para os turistas da região, fazendo com que todo o distrito seja dinamizado ao longo de todo o ano.

Outra das potencialidades é o facto dos horários serem bastante alargados, dando assim a oportunidade de cada pessoa escolher a hora que mais se adequa a si. Este fator permite ainda que os praticantes consigam conciliar a escola/trabalho ou outras atividades com o desporto.

A terceira potencialidade apontada é o facto de se tratarem de desportos pouco frequentes no dia-a-dia dos cidadãos. Por norma a curiosidade é despertada o que promove o não sedentarismo tanto nos jovens como nas pessoas com mais idade, promovendo assim o desporto de aventura no meio natural e promove ainda o turismo da região.

Ainda apontamos a zona geográfica como uma potencialidade, pois Faro é a capital do distrito e é uma zona favorecida não só pelo clima que tem mas também por possuir a Universidade do Algarve, que trás muitos jovens à cidade, sendo estes um dos principais públicos da nossa empresa.

Além de todas estas potencialidades, mencionamos uma última, que consiste em não existir nenhuma outra empresa com estas características no distrito eleito, o que nos vai tornar pioneiros neste local.

Condicionantes do projeto

A primeira condicionante deste projeto é a condição imposta pela natureza, ou seja, por se tratarem de desportos praticados ao ar livre, tem de se ter sempre em conta a meteorologia de cada dia, embora a zona tenha uma boa climatização, por vezes as condições podem não ser muito favoráveis à prática.

A segunda condicionante centra-se no elevado custo dos desportos de aventura, com a crise económica que o país está a atravessar nem todas as pessoas poderão frequentar. A nossa ideia é utilizar preços exequíveis para várias classes sociais, mais uma vez focando-nos nos mais jovens e nos idosos, onde terão descontos acrescidos. Para além dos descontos, teremos promoções para grupos, sendo um fator aliciante para as pessoas praticarem estes desportos em conjunto.

Objetivo geral

Promover o desporto ao ar livre dando a conhecer desportos diferentes do habitual, com o intuito de combater o sedentarismo que se está a instalar na população mais jovem, incentivar ao desporto em família e ainda proporcionar novas experiências aos turistas do distrito de Faro.

E ainda temos como um dos principais objetivos conseguirmo-nos sustentar numa fase inicial e posteriormente queremos obter o máximo de lucro dos serviços que prestamos.

• Quanto ao desporto ao ar livre, será o centro deste projeto, não existem desportos de aventura em locais fechados e o facto de não poderem ser praticados a qualquer altura e momento, será uma mais valia dá-los a conhecer à população com a intenção destes se entusiasmarem e assim reduzir o sedentarismo que tem vindo a aumentar drasticamente.

• Com este projeto pretendemos ainda incentivar a prática desportiva dos turistas da região, proporcionando-lhes uma experiência com desportos pouco praticados no quotidiano;

Objetivos específicos

• Consolidar a prática desportiva da população, devido a maior parte dos portugueses não praticarem qualquer tipo de atividade desportiva;

• Promover o gosto pela prática regular de atividade física de desportos de aventura;

• Desenvolver atividades de lazer e recreação para promover o desporto em família e em grupo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com