TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORDEM DE SERVIÇO

Pesquisas Acadêmicas: ORDEM DE SERVIÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

A Ordem de Serviço é um instrumento de extrema na importância em toda gestão de Segurança do Trabalho na empresa.

O documento serve para conscientizar o trabalhador dos riscos do ambiente de trabalho, como também para mostrar as medidas adotadas pela empresa em favor da segurança do trabalhador. É muito importante também pelo fator “documentação”. Nela o funcionário se compromete a trabalhar de forma segura.

É geralmente, o primeiro contato da segurança do trabalho com o trabalhador recém-contratado.

Veja mais detalhes sobre a Ordem de Serviço na postagem O que é Ordem de Serviço.

O Capítulo V da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) Artigo 157 Item II – Mostra que cabe às empresas:

II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

Como podemos ver a lei é bem clara quando se trata de Ordem de Serviço. É um mandamento, uma ordem, portanto, deve ser bem elaborada para que seja eficiente.

A OS deve ser o primeiro contato de Segurança do Trabalho, oferecido pela empresa ao empregado. Ela também pode agregar outras normas internas da empresa, ficando assim, até mais completa.

Sugerimos que seja entregue no ato da contração do funcionário, e que seja assinada pela e empresa e funcionário. Assim ficará como um termo de conhecimento das normas a serem seguidas, e assim, o funcionário não poderá alegar que não sabia ou não conhecia as normas.

Não basta fornecer a Ordem de Serviço temos que explicar para o trabalhador o que ele é, o que ele está assinando. E mostrar os riscos descritos na Ordem de Serviço, bem como, as medidas de segurança que deverão ser adotadas por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com