TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS E O ATO DE ADMINISTRAR

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

BEATRIZ MOREIRA DA SILVA

ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS E O ATO DE ADMINISTRAR

Confresa-MT

2018


 BEATRIZ MOREIRA DA SILVA[pic 2]

ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS E O ATO DE ADMINISTRAR

Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos.

Orientador(a): Profa. Claudileide Kremer

 

Confresa-MT

2018

ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS E O ATO DE ADMINISTRAR

BEATRIZ MOREIRA DA SILVA

RESUMO

O objetivo deste sucinto trabalho foi tentar explanar a realidade vivida em uma Organização seja ela Pública ou Privada, as dificuldades e os diversos caminhos a seguir, que auxiliam na forma de gerir para atender a sociedade e manter nos parâmetros que regem as Leis, atividades executadas, o quadro de servidores que colaboram diariamente no desenvolvimento, no intuito de atrair a visão para a importância de Projetar e executar a Gestão em qualquer entidade tanto no âmbito Público como no Privado. E como respaldo nesta atividade houve céleres bibliografias que foram peça chave para melhor compreensão do tema abordado, dentre elas: Abraham Maslow, Gasparine, Leandre Vieira, Peter Drucker e Porter.

Palavras Chave: Estratégias, Formas de Gerir, Mapeamento de Atividades, Organização.


INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de Gestão em Organizações Públicas e Privadas, os benefícios de realizar o mapeamento, otimização e recursos que auxiliam no alargamento de cada uma.

As diversidades enfrentadas e medidas que auxiliam, as legislações atuais que são fundamentais em nosso País e que amparam a sociedade, a visibilidade quando se trata de uma Repartição Pública, o que difere do setor privado  infinita percepção e atenção voltada pela População em Geral. Alguns exemplos de como funciona o cenário privado.

A grande importância de um trabalho em equipe, que envolva os servidores e os motivem a exercer uma Gestão sempre com visão de buscar melhorias diárias dentro da realidade de cada organização com seriedade e eficiência.


METODOLOGIA

        Este trabalho abordará um pouco da realidade no Âmbito Público e Privado, a importância da organização, da eficiência, do mapeamento de atividades, dentre vários procedimentos que são princípios fundamentais para uma Gestão de sucesso, e que cada uma de modo diferente, depende de seus colaboradores e da forma que são conduzidas.

ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

        A Organização Pública difere da Privada principalmente no quesito, onde o Gestor administra o patrimônio público, ou seja, ele representa a sociedade, sabemos que é um trabalho árduo, e que existem diversas tarefas além e administrar, as quais são essenciais para que a organização obtenha suas metas e venha agregar valores, ligados a uma cadeia de pessoas envolvidas, constituída por servidores, gestor e sociedade em geral, tendo seus direitos e deveres a serem cumpridos dentro das regras e princípios que devem ser obedecidos pelos aplicadores da Lei, medidas que auxiliam em eliminar lacunas, com coerência e responsabilidade.

        A legalidade é um dos primeiros passos para uma administração segura, pois o ato de administrar requer respaldo em Leis que existem para delimitar e proteger dos abusos de poder. A definição de Diogenes Gasparine: “O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não se podendo afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor. Qualquer ação estatal sem o correspondente calço legal, ou que exceda ao âmbito demarcado pela lei, é injurídica e expõe-se a anulação. Seu campo de ação, como se vê, é bem menor que o do particular. Ou seja, na Administração Pública não há brechas para ensejos particulares, deve ser imparcial sempre buscando o bem comum da sociedade gerido por Leis que definem como agir naquilo que lhe é lícito.

A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS LEIS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Neste contesto das Leis que regem nosso País que são de suma importância e extremamente rígidas, o principal objetivo é garantir a integridade na Gestão Pública, pois impõe regras e inibi que os gestores hajam por interesses próprios, como exemplo a Lei 8.429/1992 que expõe a improbabilidade administrativa ou a Lei nº 8.666/1993 que aborda sobre licitações e contratos públicos, ou ainda o artigo 37 da Constituição Federal que ressalva que a Administração Pública direta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, ou seja, que os Gestores devem agir em nome da Administração trabalhando em prol dos interesses da sociedade com qualidade, regularidade, com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, devidamente providos da legitimidade e que sejam autorizados por Leis, diferente de uma administração privada, pois seus administradores dispõem da vasta liberdade de gerir seus negócios.

No Setor Público a estrutura organizacional é direcionada por leis e também pelo observado em sociedade, ou pelo menos deveria, não é possível confirmar precisamente, mas graças as evoluções diárias caminha para este eixo, onde informações e prestações de contas periódicas são obrigatórias, e ficam a disposição da sociedade, como exemplo o portal da transparência, onde são divulgados cada paço que ocorre na Gestão Pública e cada cidadão tem direito de acompanhar, outro exemplo que ampara a população é a participação do TCE Tribunal de Contas do Estado, que já em existem em alguns estados o seu sistema Aplic e através do mesmo são enviado mensalmente, anualmente, trimestralmente e tempestivas o que chamam de cargas, que são todas as informações de todos os processos realizados em uma Organização Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com