TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Monografias: ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Resumo:

A crescente competitividade e mudanças do mercado em que as empresas estão atuando, despertam a necessidade destas empresas utilizarem ferramentas para auxiliarem os gestores nas tomadas de decisões quanto aos seus planos e objetivos futuros. Esta ferramenta se chama orçamento empresarial, e que devido a uma economia pouco estável, com elevadas taxas de inflação e desvalorização monetária, que o país atravessava, transformava qualquer tipo planejamento a longo prazo, em um jogo de incertezas. Atualmente, com uma economia mais estável, o orçamento empresarial se torna um poderoso instrumento que permite a empresa traçar com segurança diretrizes para futuro, planejar cenários, calcular reposição de estoques, toda sua estrutura de capital, como geração de caixa, investimentos, transparência em distribuição de dividendos e outras necessidades da empresa. De maior importância, é forma como o orçamento empresarial traz clareza na aplicação de recursos a necessidade da empresa, e sua capacidade de minimizar os riscos e incertezas de seu mercado de atuação. Este artigo procura conceituar orçamento empresarial e as vantagens que proporciona as empresas quanto a suas necessidades e seu mercado.

Palavras – Chave: Orçamento, Empresa, Planejamento, Orçamento Empresarial, Orçamento de Caixa.

Introdução

Diante do cenário competitivo onde esta inserida a empresa, os profissionais devem estar constantemente reciclados, a fim de poder acompanhar, a veloz evolução do mercado. Esta profissionalização será ponto determinante para o futuro das empresas continuarem com seu objetivo de serem lucrativas. E para que sejam competitivas e tenham lucro, deve se estabelecer os meios ou planos para o alcance deste objetivo. A importância da profissionalização neste meio, se trata da correta utilização de ferramentas como o orçamento empresarial.

Apesar das pequenas empresas utilizarem pouco esta ferramenta de gestão empresarial, vê-se que o instrumento é aplicável em pequenas e grandes organizações, ou seja, sua aplicação independe do tamanho e do porte da empresa, desde que todas tenham ciência da sua meta maior que é ter lucro.

Uma empresa pode como meta produzir com qualidade, ou oferecer um ótimo atendimento, e ter uma maior participação no mercado, isto torna a empresa competitiva, mais não garante sua lucratividade.

E é pensando em lucro que se vê a necessidade de um eficiente planejamento financeiro, que de um suporte para decisões de toda estrutura de capital da empresa, tanto para o presente como futuro. Assim este artigo objetiva mostrar como o orçamento pode dar este suporte, e como as particularidades dessas empresas podem interferir no desenvolvimento do orçamento.

1 Origens do orçamento

Para um melhor entendimento de um o orçamento empresarial, é importante conhecer algumas definições de seu surgimento.

Segundo FREZATTI (2000, p.30), o orçamento surge como seqüência à montagem do plano estratégico, permitindo focar de forma simplificada as suas ações mais importantes. Sendo assim, caso tal plano seja elaborado adequadamente, o orçamento terá grandes oportunidades de se manter coerente e consistente.

2 Conceitos de orçamento empresarial

A seguir são descritos conceitos para que se possa compreender como o orçamento empresarial pode ser considerado uma forte ferramenta de planejamento e gestão empresarial em uma organização.

Segundo FREZATTI (2000, p.37), "controle orçamentário é a forma de realimentar o sistema de planejamento, dependendo do seu grau de sofisticação deste último, ele pode ser estruturado de maneira flexível ou rígida, complexa ou simplificada, centralizada ou participativa".

De acordo com PADOVEZE (2000, p. 16), "orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício".

Segundo SANVICENTE (1983, p.14), o orçamento é preparado por uma empresa para cobrir as operações no período de um ano, e sua finalidade é projetar os resultados das atividades previstas e programadas. Além de verificar em que medida o lucro ou prejuízo se comparam aos objetivos de rentabilidade desejados pela alta administração ou proprietários.

Salienta ATKINSON (2000, p. 465), que o orçamento é "uma expressão quantitativa das entradas e saídas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá as metas organizacionais".

3 Componentes do orçamento empresarial

3.1 Orçamento de produção

Nesta seção será conceituado orçamento de produção segundo alguns pensadores e destacado, os orçamentos os que são segmentos da produção.

De acordo com WELSCH (1983, p. 145), a preparação de um orçamento de produção bem detalhado exige que, "além de um plano de produção, um planejamento bem definido e detalhado em relação as necessidades de matérias-primas, mão-de-obra, capacidade de produção, investimento em imobilizado e políticas de estoque".

SCHUBERT (1985, p. 84) apresenta que um orçamento de produção deve manter a harmonia de alguns aspectos, como:

• orçamento de produção de produtos fabricados transferidos para vendas;

• orçamentos de produção de produtos fabricados e que formaram o estoque mínimo da fábrica;

• orçamentos de produção dos produtos fabricados em estoque no almoxarifado necessários ao fluxo constante de entregas aos clientes;

• orçamento de produtos em elaboração

Para SANVICENTE (1983, p. 59) a utilidade do orçamento de produção se prende à consideração prévia de todas as dificuldades e necessidades com que a área se defrontará no período a ser considerado. Esta prévia permite decisões mais exatas por se dispor de mais tempo para a tomada de decisões, permite também minimizar o conflito entre as áreas de produção e vendas, ou seja, as áreas poderão demonstrar seus argumentos para que sejam avaliados quantitativamente.

Sendo assim, os segmentos citados dentro do orçamento de produção são os orçamentos de matéria-prima, de mão-de-obra e dos custos indiretos de fabricação, e serão conceituados a seguir.

3.1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com