TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 13

FADERGS – FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

ESTUDO TEÓRICO E SUAS APLICAÇÕES

Salese Fernandes Maciel

26/09/2012

FADERGS – FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

ESTUDO TEÓRICO E SUAS APLICAÇÕES

Aluna: Salese Fernandes Maciel

Curso de Administração – 6º semestre

Disciplina: Orçamento Empresarial e Avaliação de Investimentos

Profª: Mª Andréa dos Santos

Setembro de 2012

Sumário

Resumo 4

1.0 Introdução 4

2.0 Orçamento Empresarial 5

2.1 Conceitos de orçamento 5

2.2 Vantagens do orçamento 6

2.3 Desvantagens do orçamento 6

3.0 Tipos de Orçamento 7

3.1. Orçamento Estático (budget) 8

3.2. Orçamento Flexível 9

3.3. Rolling Budget e Forecast 9

3.4. Beyond Budgeting 9

3.5. Orçamento Ajustado Forecast 10

3.6. Orçamento Base Zero 10

3.7. Controle Matricial 11

4.0 Aplicabilidade 12

4.1 Exemplo aplicabilidade Orçamento Base Zero 12

4.2. Exemplo aplicabilidade Orçamento Ajustado Forecast 12

5.0 Considerações Finais 14

6.0 Referências Bibliográficas 15

Anexos - tabelas e projeção orçamentária da empresa CiaL&L 16

RESUMO

O mercado e o mundo empresarial estão cada vez mais competitivos, então fica evidente a necessidade das empresas de mensurar a real situação do negócio, bem como conhecer uma provável situação futura, o orçamento torna-se uma ferramenta imprescindível para a garantia do sucesso de uma organização seja qual for o seu segmento.

O presente trabalho tem como objetivo geral estudar o processo orçamentário e suas aplicações, para isso foi feito um estudo de vários autores, suas forma de abordagens e aplicações, bem como seus conceitos sobre a ferramenta orçamento.

No decorrer do trabalho, fica possível perceber-se as diferenças e semelhanças de cada tipo de orçamento, suas aplicabilidades, estruturação, vantagens e desvantagens. Desta forma, também se pode escolher qual o tipo de orçamento que seria o mais adequado à necessidade de uma empresa.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas trabalham em um contexto altamente competitivo, precisando garantir a sua sobrevivência, continuidade e crescimento. Para isso, é necessário identificar o cenário em que está inserida e escolher as ações necessárias que permitam o alcance dos objetivos da empresa. É fundamental que o processo operacional seja adequadamente conhecido, planejado e avaliado, para que os gestores possam fazer suas melhores escolhas e sejam avaliados em seu desempenho. Para controle e mensuração da situação futura da empresa, o orçamento torna-se uma peça indispensável. Segundo Padoveze (2004), o orçamento é a ferramenta de controle por excelência, de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia. A partir deste conceito, constata-se a importância de se utilizar o orçamento em uma organização. O mesmo autor explica ainda que o ponto principal do processo orçamentário é o estabelecimento e a coordenação de objetivos para todas as áreas da empresa, onde todos trabalhem ao mesmo tempo na busca do plano de lucros. Muitas são as formas possíveis de gestão da empresa, cada gestor tem suas experiências, seus objetivos próprios e sua forma de trabalhar. Então a existência de ma cultura de contribuir para uma melhor tomada de decisão, controle e avaliação na gestão dos recursos físicos, financeiros e humanos é fundamental.

2. ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O orçamento é peça componente do planejamento global das empresas. Ele estimula os executivos a estudarem os problemas e investigarem cuidadosamente as possibilidades antes de tomarem as decisões. É uma ferramenta indispensável para sustentar o processo de tomada de decisões e assume compromissos nítidos com a gestão empresarial e com a criação de valor para o proprietário do negócio.

2.1 Conceito de orçamento

O processo orçamentário refere-se ao conjunto das atividades de coordenação, preparação, controle e reprogramação das operações empresariais. Implica na existência de um plano de contas e contábil, que além de atender as necessidades administrativas e financeiras, contemple o negócio e a missão da empresa. Desta forma fica evidente que o orçamento é uma ferramenta importante no processo decisório de uma empresa. Para que esse processo de resultado é preciso que haja uma integração e uma sinergia nas políticas, diretrizes, planos e metas que devem ser repassadas para os gestores de todos os departamentos ou setores da organização.

Segundo Joseph William Vatter (1075), orçamentos são “planos da organização que incluem todas as operações e resultados de um período futuro. Estes planos cobrem todas as unidades e divisões de uma empresa em termos de estrutura organizacional”.

2.2 Vantagens do Orçamento

Segundo Noreen e Garrison (2001, p. 262) as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com