TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos E Funções Do Administrador Financeiro

Artigo: Objetivos E Funções Do Administrador Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  3.149 Visualizações

Página 1 de 2

A Decisão Financeira e a Empresa

 

Introdução

O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos e, para isso, se envolve nos negócios como um todo.

A função financeira, de modo geral, está organizada em duas áreas: gerência financeira e controladoria. A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos. A controladoria engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.

Para maximizar a riqueza dos acionistas, o administrador financeiro toma três decisões fundamentais: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisões de resultados.

O administrador financeiro recebe várias denominações, tais como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, executivo financeiro, superintendente financeiro, supervisor financeiro, dependendo do porte e da natureza de cada empresa.

O campo de abrangência das finanças é amplo, incluindo o processo financeiro, o mercado financeiro, o mercado de capitais, os instrumentos financeiros, as finanças pessoais, governamentais e corporativas. Trataremos das finanças corporativas.

Finanças corporativas são as finanças que visam maximizar a riqueza dos acionistas das empresas; normalmente constituídas na forma de sociedade anônima de capital.

Algumas empresas constituídas na forma de cotas de responsabilidade limitada também podem ser objeto de estudo das finanças corporativas. Empresa brasileira constituída na forma de cotas de responsabilidade limitada que, por seu porte, requer uma boa governança corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com