TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do Administrador Financeiro

Artigo: O papel do Administrador Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Administração financeira

Etapa 1

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

O papel do Administrador Financeiro é o de cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e o retorno exigido pelos acionistas.

A administração financeira usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontando o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade. Ao tentar atingir este objetivo o administrador precisa aplicar o balanceamento entre o risco e o retorno.

Por intermédio do preço da ação ordinária podemos verificar a riqueza de uma organização. Quando o preço de uma ação aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas também aumenta.

A partir de análises financeiras o administrador tem condições de tomar decisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é a de alavancar a organização.

Para que isso seja possível é necessário que o administrador se mantenha atualizado com o cenário interno e externo da empresa e dessa forma consiga atingir os objetivos desta.

Outro ponto que o administrador não pode esquecer é em relação à contrução da imagem da empresa. A ideia é dirigir a atenção dos investidores para as áreas mais atraentes do empreendimento para que apartir daí consiga uma melhor valorização deste.

É importante salientar que a maximização do lucro é um objetivo de curto prazo, que, aliás, é menos importante que a maximação da riqueza. A principal razão das empresas fecharem é a falta de habilidade, experiência de seus administradores, não existe empresa q possa crescer ou sobreviver sem um gerenciamento adequado. O fluxo de caixa é um instrumento que mostra ao administrador a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado. Todos os departamentos, setores de uma empresa devem manter comunicação para o crescimento da empresa que acarreta melhorias para todos.

Referências bibliográficas

http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/financas/3.pdf

https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U

https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com