TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção De Um Sal Simples, Duplo E Complexo

Exames: Obtenção De Um Sal Simples, Duplo E Complexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

1-Titulo: Obtenção de um sal simples, duplo e complexo

2- Objetivos: obter um sal simples, um sal duplo e um sal complexo através de reações químicas.

3- Introdução

As reações químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, e a modificação, melhorando os já existentes ou como meio de perceber os segredos e os mecanismos destas reações.

Reproduzir em laboratório aquilo que a natureza produz ou criar aquilo que não existe na natureza é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas, mais concentradas do que as existentes na natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidade superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais.

As reações de síntese são aquelas em que o operador tem como objetivos a obtenção/produção de determinada substância.

Sais

Os sais encontram-se espalhados pela natureza: no reino mineral (constituintes das rochas, minerais, em soluções nas águas dos mares, rios e fontes); no reino animal e vegetal (fazendo parte dos organismos dos seres vivos).

Existem vários tipos de sais: sais simples, hidratados, complexos e duplos.

Sais simples - sais formados por um único tipo de cátion e ânion.

Sais hidratados – sais que contêm moléculas de água.

Sais complexos - são espécies químicas neutras que contêm pelo menos um íon complexo. Íon complexo é um íon que contem um cátion metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou íons ligados.

Sais duplos – são sais que contêm cátions provenientes de duas bases diferentes ou ânions provenientes de dois ácidos diferentes. Os sais duplos também podem ser hidratados.

A síntese de um sal duplo é uma operação pela qual se compõe uma espécie química definida, a partir de elementos mais simples.

Em química, sal, é qualquer composto formado a partir de um ácido e uma base, através da substituição de todo o hidrogênio existente no ácido por um metal ou um radical eletropositivo. O sal mais comum e conhecido por todos nós é o sal de cozinha (NaCl) o qual é um sal simples (composto iônico, constituído por um único tipo de cátion e um único tipo de ânion, que se pode obter por reação entre um ácido e uma base).

Um sal pode ser obtido pela reação química entre um ácido e uma base ou pelo deslocamento do hidrogênio de um ácido por um metal. Como sólido, os seus íons adotam normalmente um arranjo regular formando cristais. Alguns sais são apenas estáveis como hidratos (quando combinados com a água). A maior parte dos sais inorgânicos dissolve-se rapidamente em água, originando um eletrólito (solução condutora de eletricidade).

Na elaboração da fórmula de um sal deve-se levar em conta que os sais são eletricamente neutros. Como tal essas fórmulas devem ser elaboradas tendo em conta que o número de cargas positivas e de cargas negativas resultantes dos íons devem ser iguais.

Veremos algumas características dos sais:

O sabor salgado;

A solubilidade em água (esta é tanto maior quanto maior for quantidade de sal que se consegue dissolver em 1  de solução aquosa);

A constituição iónica;

A condução da corrente eléctrica quando fundidos ou quando em solução aquosa (são eletrólitos);

A possibilidade de se obterem por uma reacção de ácido-base;

A forma anidra e hidratada dos sais distingue-se em algumas propriedades:

- Eflorescência – a eflorescência de sais hidratados consiste, quando em exposição ao ar, na libertação de moléculas de água do sal;

- Higroscópia – a higroscópia de sais anidros é a tendência de alguns sais anidros em absorver umidade do ambiente;

- Deliqüescência – é um estado extremo de higroscópia, o sal absorve tanta água que acaba por se dissolver nela.

Os sais podem ser classificados quanto ao número de anions e cátions que possuem. Os sais simples que são compostos iônicos formados por um único tipo de cátion e um único tipo de anion (Exemplo: ) e os sais duplos são aqueles que possuem na sua constituição dois tipos de cátions e/ou anions. Existem ainda os sais hidratados que são aqueles que contêm na sua estrutura moléculas de água, para além dos íons. Existem também os sais complexos que são aqueles que contêm íons complexos na sua constituição.

Sais complexos

Um sal complexo é constituído pelos chamados iões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com