TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Biologia

Monografias: Oficina De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1 ) O que você entende por iluminismo e qual a teoria de um de seus autores¿

Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XIII na Europa , que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime ( trevas) e pregava maior liberdade econômica e política . Este movimento promoveu mudanças políticas econômicas e sociais baseadas nos ideais de liberdade , igualdade e fraternidade .

Jhon Lock é considerado o pai do iluminismo , sua principal obra foi o ensaio sobre o entendimento humano onde Lock define a razão afirmando que nossa mente é como uma tabula rasa sem nenhuma ideia .

2 ) Qual a diferença entre desencantamento , encantamento e reencantamento do mundo ¿ Quais os autores dessas teorias e quais as suas consequências .

Desencantamento: Com a evolução da ciência e as tecnologias de comunicação, as pessoas não se apoiam mais em coisas mágicas para explicar os fenômenos.

EX: Se hoje acontece um terremoto nós sabemos que não é um fenômeno sobrenatural e sim a movimentação das placas tectônicas .

Max Weber afirmava que antigamente as pessoas inventavam explicações “ mágicas “ , por isso Weber disse que houve um desencantamento .

Encantamento: é a época em que todos acreditavam nos poderes dos deuses , no Deus do amor, Deus do sol, Deus das águas e entre outros .

Reencantamento do mundo : Weber fala de reencantamento, mas ele não sugere um retorno a um mundo encantado passado, nem alude a um tempo para chegará no futuro próximo, quando as estruturas de um mundo desencantado poderiam desaparecer, “reencantamento do mundo” pode ser uma visão otimista do lugar futuro do cristianismo ; uma necessidade de ressignificar a vida, repensando-a a partir de valores relacionados ao sagrado e tomando desencantamento por desencanto e “reencantamento” por reencanto (DI OLIVEIRA, 2003); uma forma de (re)estabelecer a soberania de Deus, (re)afirmando o mundo como criação divina ; sinônimo de ressacralização ; estar associado ao crescimento das conversões , das manifestações religiosas contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com