TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

On Line 1

Ensaios: On Line 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 1

Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

O senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões: a melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemos comprar etc. Por outro lado, o conhecimento adquirido por meio de um “método científico” é bem mais preciso que o obtido por meio do senso comum.

Em relação ao conhecimento científico e ao senso comum podemos afirmar que:

I. O senso comum é empírico - é um saber que deriva diretamente da experiência cotidiana, não necessitando, por isso, de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.

II. O conhecimento científico é superior ao senso comum.

III. O senso comum é objetivo e impessoal – é simples, direto e factual, tende as ser mais isento, dependendo menos de nossos juízos e disposições pessoais.

IV. O conhecimento científico é subjetivo – depende de nossos juízos e disposições pessoais.

V. O conhecimento científico é metódico – é produzido a partir de uma série de procedimentos específicos e bem definidos

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: d.

I e V, apenas

Resposta Correta: d.

I e V, apenas

Feedback da resposta: Alternativa correta: I e V, apenas A questão aborda as características do senso comum e do conhecimento científico desenvolvidas na Unidade.

O conhecimento científico e o senso comum são formas de conhecimentos diferentes, portanto, é incorreto afirmar que um é superior a outro.

O senso comum é subjetivo. O conhecimento científico é objetivo e impessoal.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

O Gerente de Recursos Humanos de uma empresa abriu um processo de seleção para a contratação de novos funcionários para seu Departamento e decidiu fazer a seleção de alunos do Curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi por ele possibilitar o acesso a conteúdos acadêmicos internacionais e a programas de intercâmbio ao Global Career Center, um serviço de empregabilidade dirigido pelo International Office, que disponibiliza vagas efetivas de trabalho, estágio e trainee em todo o Brasil.

Após entrevistar alguns candidatos, o Gerente de RH concluiu que os alunos da Anhembi Morumbi detêm habilidades para atuar nas áreas financeira, mercadológica, produção e materiais, recursos humanos, comércio exterior, logística, entre outras áreas.

Pode-se afirmar que o Gerente de RH desenvolveu um raciocínio:

Resposta Selecionada: b.

Indutivo

Resposta Correta: b.

Indutivo

Feedback da resposta: Alternativa correta: Indutivo.

A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constantes, podemos chegar a proposições gerais, foi o que fez o Gerente de RH.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Você se programou para viajar no “feriadão” e está saindo da Cidade de São Paulo de carro em direção ao interior e pretende acessar a Marginal Tietê. Observa que a grande maioria das vias pelas quais passou está congestionada devido ao excesso de veículos, assim, conclui que a “Marginal Tietê está toda parada”. Esse é um raciocínio:

Resposta Selecionada: a.

Indutivo

Resposta Correta: a.

Indutivo

Feedback da resposta: O raciocínio descrito é “Indutivo” no qual se parte de dados, evidências ou observações particulares e se generaliza para outras situações gerais.

• Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

É quase consenso entre os autores conceituar método científico como sendo a reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos ou fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis científicas. Portanto, pode-se afirmar que o método científico é um procedimento, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com