TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Bomba

Monografias: Oque é Bomba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

1. Oque é Bomba?

BOMBAS

São equipamentos destinados a movimentar líquidos.

Definição - O que é Bombas

BOMBAS

Podemos definir bombas como máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Uma maquina geratriz, transforma trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob as formas que o líquido pode absorver, isto é, energia potencial de pressão e energia cinética.

Nas indústrias de processamento de alimentos e de produtos químicos, nos sistemas de irrigação para fins agrícolas, nas redes de abastecimento público, assim como nos sistemas de tratamento de resíduos, os sistemas de transporte de fluidos são fundamentais.

Desta forma faz-se necessária a avaliação energética do sistema para efetuar a escolha do dispositivo motriz para satisfazer as condições do processo, uma vez que as características dos equipamentos disponíveis se superpõem parcialmente.

CLASSIFICAÇÃO DAS BOMBAS

É comum a classificar as bombas segundo o modo pelo qual é realizada a transformação do trabalho mecânico em energia hidráulica, assim como o modo de cedê-la ao líquido, aumentado a pressão e (ou) sua - Bombas de deslocamento positivo ou volumétricas (Figura 1)

- Turbobombas ou hidrodinâmicas, ou rotodinâmicas ou bombas de fluxo.

- Bombas especiais: Ex: Carneiro hidráulico, ejetores, bombas eletromagnéticas.

Bombas Pneumáticas

Bombas de Diafragma Pneumáticas são equipamentos de deslocamento positivo destinados a transferência de produtos químicos, derivados de petróleo e outros.

Possuem um excelente rendimento no bombeamento de produtos viscosos e com particulados sólidos. Podem ser aplicados como bombas de transferência ou bombas dosadoras.

Como referencia podemos mencionar produtos químicos tóxicos e corrosivos, adesivos, tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos, lodos industriais, efluentes, óleos, combustíveis,

hidrocarbonatos, solventes, sangue, amônia, shampoo, detergentes, terra diatomácea, entre outros produtos.

Equipamentos especiais para área Alimentícia e Farmacêutica no bombeamento de extrato de tomate, iogurtes, lecitina, cremes e cosméticos, e ouros.

Salientamos uma aplicação exclusiva em equipamentos de filtragem “FILTRO PRENSA” o qual necessita de pressão elevada e quando saturado não coloca a bomba de alimentação em risco, pois a bomba pode ser pressurizada.

Bombas de Diafragma Pneumáticas

2. Quais são os tipos de Bombas

Dinâmicas ou

turbobombas Bombas centrífugas Puras ou radiais As bombas podem ser classificadas pela sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluído. Normalmente, existe uma relação estreita entre a aplicação e a característica da bomba que, por sua vez, está intimamente ligada à forma de cessão de energia ao fluido.

Tipo Francis

Bombas de fluxo misto

Bombas de fluxo axial

Bombas periféricas ou regenerativa

Volumétricas ou

Deslocamento

Positivo Bombas Alternativas Pistão O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido aumentando a sua pressão e ou sua velocidade permitem que elas se classifiquem em: bombas de deslocamento positivo, turbobombas e bombas especiais. Dentre as classificações de turbobombas e de deslocamento positivo podemos enumerar algumas das mais importantes subdivisões destas bombas, como mostra a tabela ao lado.

Êmbolo

Diafragma

Bombas rotativas Engrenagens

Lóbulos

Parafusos

Palhetas Deslizantes

Podem ser Rotativas:

As bombas rotativas são: DE VAZÃO CONSTANTE e DE VAZÃO VARIÁVEL, DE VAZÃO CENTRÍFUGA,

Nas bombas também podemos ter Riscos detectados: Diretos e Indiretos.

Riscos diretos

• O eixo e a união da bomba com o motor elétrico, o eixo e a união da bomba com a turbina, constitua de uma forma geral o único ponto mecânico agressivo de uma bomba em funcionamento. Por estarem situados geralmente, internamente, entre a bomba e seu sistema de acionamento, e em nível baixo, isto diminua a potencialidade do risco. Torna-se muito importante a manutenção, pois rebarbas ou parafusos de maior comprimento deixados durante quaisquer serviços, não são visíveis quando o eixo estiver

em movimento.

O risco de contato elétrico acidental, são acentuados geralmente, pois que na maioria dos casos as bombas são instaladas em locais úmidos ou freqüentemente molhados.

• Ruídos

Riscos indiretos

• Bombas com motores elétricos.

Riscos elétricos e aterramento; devem ser cuidadosamente instaladas e, revisadas periodicamente.

São derivados no local da instalação, ou pela função da bomba.

• Bombas situadas em casas de maquinas.

A instalação em geral e compartilhada com outros tipos de equipamentos, e até mesmo fazendo parte dos mesmos, havendo portanto muitos obstáculos, vazamentos, que poderão provocar quedas, além dos riscos com incêndio quando tratarem de bombeamento de fluídos voláteis e combustíveis. Devemos considerar também a higiene, o calor, e o ruído.

• Bombas situadas em poços ou submersas.

Riscos mecânicos na montagem da bomba e da tubulação:

Freqüentes emanações de gases tóxicos produzidas no interior de poços, fazem aparecer os riscos de intoxicação, para as pessoas que operam ou fazem manutenção nestas instalações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com