TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Unida

Trabalho Universitário: Ordem Unida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  1.858 Visualizações

Página 1 de 10

Manual de Campanha

ORDEM UNIDA

FLÂMULA

1ª Edição

2011 

NOTA

Solicita-se aos usuários deste manual a apresentação de sugestões que tenham por objetivo aperfeiçoá-lo ou que se destinem á supressão de eventuais incorreções.

As observações apresentadas, mencionando a página, o parágrafo e a linha do texto a que se referem, devem conter comentários apropriados para seu entendimento ou sua justificação.

A correspondência deve ser enviada diretamente ao endereço do CEBM. 

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1- INTRODUÇÃO 3

ARTIGO I - GENERALIDADES 3

FINALIDADE DO MANUAL 3

HISTÓRICO 3

CONCEITO BÁSICO DA ORDEM UNIDA 4

OBJETIVOS DA ORDEM UNIDA 4

DIVISÃO DA INSTRUÇÃO DE ORDEM UNIDA 4

DISCIPLINA 5

ORDEM UNIDA E DISCIPLINA 5

CAPÍTULO 2- INSTRUÇÃO INDIVIDUAL COM FLÂMULA 7

ARTIGO II - GENERALIDADES 7

PRESCRIÇÕES GERAIS 7

PARTES DA FLÂMULA 7

POSIÇÕES 7

MOVIMENTOS COM FLÂMULA A PÉ FIRME 8

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

ARTIGO I

GENERALIDADES

1-1. FINALIDADE DO MANUAL

a. A finalidade deste Manual é estabelecer normas que padronizem a execução dos exercícios de Ordem Unida (OU), tendo em vista os objetivos deste ramo da instrução militar.

1-2. HISTÓRICO

a. Desde o início dos tempos, quando o homem se preparava para combater, ainda com armas rústicas e formações incipientes, já estava presente a OU, padronizando procedimentos, movimentos e formas de combate, disciplinado homens, seja nas falanges, seja nas legiões.

b. FREDERICO II, Rei da PRÚSSIA, governante do século XVIII, dava grande importância à OU e determinava que diariamente seus súditos executassem movimentos a pé firme e em marcha com a finalidade de desenvolver, principalmente, a disciplina e o espírito de corpo. Dizia FREDERICO II: “A prosperidade de um Estado tem por base a disciplina dos seus exércitos”.

c. O Exército Brasileiro, historicamente, teve seus primeiros movimentos de OU herdados do Exército Português. Além disso, sofreu também duas grandes influencias no início do século passado: a germânica, antes da 1ª Guerra Mundial, com a Missão Militar de Instrução de brasileiros na ALEMANHA; e a francesa, no início dos anos 20, com a participação de militares daquele País em missão no Brasil. Como exemplo dessa influência, pode-se citar o apresentar armas com espada, que se identifica com o juramento feito pelos militares gauleses. O 1º Tempo, com a espada na vertical e com o copo na altura da boca, significa o juramento pela própria HONRA, no 2º Tempo, o juramento por DEUS, apontando para o céu, e no 3º Tempo, o juramento pela PÁTRIA, apontando a espada para o solo.

1-3. CONCEITO BÁSICO DA ORDEM UNIDA

A OU de caracteriza por uma disposição individual e consciente altamente motivada, para obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, sincronização e gabarito militar. Deve ser considerada, por todos os participantes (instrutores e instruendos, comandantes e executantes) como um significativo esforço para demonstrar a própria disciplina militar, isto é, a situação de ordem e obediência que se estabelece voluntariamente entre militares, em vista da necessidade de eficiência na guerra.

1-4. OBJETIVOS DA ORDEM UNIDA

a. Proporcionar aos homens e às unidades, os meios de se apresentarem e de se deslocarem em perfeita ordem, em todas as circunstância estranhas ao combate.

b. Desenvolver o sentimento de coesão e os reflexos de obediência, como fatores preponderantes na formação do soldado.

c. Constituir uma verdadeira escola de disciplina.

d. Possibilitar, conseqüentemente, que a tropa se apresente em público, quer nas paradas, quer nos simples deslocamentos de serviço, com aspecto enérgico e marcial.

1-5. DIVISÃO DA INSTRUÇÃO DE ORDEM UNIDA

a. Instrução individual – Na qual se ministra ao militar a prática dos movimentos individuais, preparando-o para tomar parte nos exercícios de instrução coletiva.

b. Instrução coletiva – Na qual é instruída a fração, a subunidade e a unidade, segundo planejamento específico.

1-6. DISCIPLINA

a. A disciplina é a força principal dos exércitos. A disciplina, no sentido militar, é o predomínio da ordem e da obediência, resultante de uma educação apropriada.

b. A disciplina militar é, pois, a obediência pronta, inteligente, espontânea e entusiástica às ordens do superior. Sua base é a subordinação voluntária do indivíduo à missão do conjunto, do qual faz parte. A disciplina é o espírito da unidade militar.

c. O objetivo único da instrução militar é a eficácia no combate. No combate moderno, somente tropas bem disciplinadas, exercendo um esforço coletivo e combinado, podem vencer. Sem disciplina, uma unidade é incapaz de um esforço organizado e duradouro.

d. Exercícios que exijam exatidão e coordenação mental e física ajudam a desenvolver a disciplina. Estes exercícios criam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com