TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Da ação Empresarial

Exames: Organização Da ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

Organização Empresarial

Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos dentro da administração e estabelece atribuições e as relações entre eles.

a organização como a segunda função administrativa é quem depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.

A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes, por exemplo, como em nível global é a organização que abrange a empresa como uma totalidade é o desenho organizacional; em nível departamental é a organização que abrange cada departamento da empresa é chamado desenho departamental; em nível das operações é a organização que na qual focaliza cada tarefa, atividade ou operação chamado desenho dos cargos ou tarefas.

Desenho organizacional

No Desenho organizacional seu objetivo é estrutura a empresa para que alcance seus objetivos, por exemplo como a sua estrutura básica vai ser dividida suas tarefas em formato que a organização define. Já como mecanismo operacional define-se em normas, regras, procedimento, rotinas de trabalho e etc.

Características do desenho organizacional, diferenciação é a divisão mais adequada do trabalho para conseguir atingir os objetivos. A formalização se define em ver quando e por quem as tarefas serão executadas, a formalização se define em: descrição do cargo, meio de fluxo de trabalho no qual os procedimentos serão detalhados e como serão executados.

Já a centralização suas características são em torno de uma pessoa só, por exemplo, essa pessoa tem a maior parte das decisões tomadas pela empresa e tem a visão global sobre ela, geralmente essas pessoas são as mais treinadas e qualificadas para o cargo, a eliminação das tarefas reduzem os custos operacionais, algumas funções exigem maior especialização e aumento das habilidades e suas decisões são mais consistentes ao nível empresarial.

A integração é a junção das atividades para que a organização possa atingir os objetivos como todo.

A organização pode ser de autoridade linear ou única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões e aspecto piramidal. Autoridade funcional, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e com ênfase na especialização. Linha-staff que é o resultado da combinação dos outros dois tipos, onde órgãos de linha representam as atividades relacionadas aos objetivos principais da organização e órgãos de staff fornecem consultoria e assessoria especializada. Apresenta linhas mistas de comunicação, diretamente relacionada com os objetivos vitais da empresa e reúne autoridade hierárquica e de conhecimento.

Desenho Departamental

O Desenho departamental é divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos sou seja um departamento é uma unidade da organização (departamento de produção, divisão de vendas, seção de contabilidade). Há vários tipos de departamento por exemplo funcional, territorial/geográfica, por produtos/serviços, por clientes, por processos, por projetos, matricial e mista.

Departamentalização Funcional

Suas características são atividades homogêneas, agregando a especialização. Vantagens Definição clara das tarefas, especialização, maior concentração e uso de recursos. Desvantagens disputa por poder e valorização; Centralização X comunicação; Resistência à mudança; Prejuízo quanto ao desempenho.

Já a departamentalização Territorial ou geográfica suas características são empresas territorialmente dispersas; vantagens Redução de custo para operações locais; Facilidade para execução de projetos de educação continuada; maior conhecimento do contexto. Suas desvantagens são a duplicação de instalações e de pessoal; excessiva autonomia; comprometimento na visão sistêmica.

Departamentalização de produtos ou de serviços características divisão por produtos e serviços; vantagens alocação do capital, utilização dos recursos, centralização de responsabilidade; facilita a coordenação interdepartamental; flexibilidade. Suas desvantagens são Incrementar conflitos na administração; aumento de custos (instalação e pessoal); instabilidade na carreira.

Departamentalização de clientes suas características de acordo com as necessidades dos clientes; suas vantagens são o reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes clientes. Suas desvantagens são a exigência do nível gerencial para atender demandas estipuladas

Departamentalização por Processos suas características são Processo (mais produtos e com mesmo processo); vantagens maior especialização de recursos; especialização técnica. Suas desvantagens são o decréscimo na visão sistêmica; flexibilidade restrita para ajustes nos processos.

Departamentalização por Projetos suas características são projeto com prazos e metas definidos; responsabilidade: coordenador. Vantagens o comprometimento do grupo; conhecimento multidisciplinar; versatilidade e adaptabilidade da equipe; melhor atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com