TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Terceiro Setor

Monografias: Organização Do Terceiro Setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

PÁGINAS

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

1.1.1. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO..................................................5 1.1.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.............................................................6

2. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO 3º SETOR

2.1.1. CARACTERIZAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS......................................7

PROJETO GURI...................................................................................................7

OFICINA DE BORDADO.......................................................................................8

OFICINA DE VIOLA..............................................................................................8

MEIO AMBIENTE..................................................................................................8

2.1.2. CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO FINANCEIRA.........................................9 2.1.3. CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO MERCADOLÓGICA............................10 2.1.4. CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO VOLUNTÁRIO..........10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

4. REFEREÊNCIAS........................................................................................................12

1.INTRODUÇÃO

O Relatório tem como objetivo descrever como opera uma empresa da organização do terceiro setor.

Essa experiência é necessária para a educação profissional, pois, ele promove um contato direto com o campo escolhido o que facilitará seu entrosamento, contribuindo para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática, percebendo as diferenças do mundo organizacional, trabalhando seu conhecimento, explorando assim sua capacidade e oportunidade no mercado de trabalho.

Neste Relato, obtive as informações de uma instituição do terceiro setor, que se constituem na esfera de atuação pública não estatal, formado a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum.

A ORGANIZAÇÃO

1.1.1. Caracterização da Organização

A ORBE (trabalho, terra, ambiente, gente), é uma organização comprometida com o desenvolvimento humano. Trata – se de uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formada por um grupo de cidadãos, que por gostar e fazer parte de São Francisco Xavier está comprometido com a implantação de um programa de desenvolvimento social e ambientalmente sustentável para a região.

A ORBE SFX tem sua sede em São Paulo, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima 01132 – Alto de Pinheiros, CEP 05458-001, e tem sua filial na rua Antônio Alves Batista, 388, Sala 08 em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, SP. CEP 12249-000.

A ORBE atinge todos os tipos de publico, tendo como objetivo proteger o meio ambiente (nascentes, vida silvestre, mata nativa) uma visão estratégica de conciliação das necessidades sócio – ambientais e econômicas de longo prazo; a implementação de um conjunto de projetos relevantes que possam resultar em ganhos sociais e ambientais de curto prazo, sempre amparados por uma perspectiva de médio e longo prazo; gerando emprego, renda para a população local, qualificação profissional, educação e cultura.

No dia 4 do mês de dezembro de 2003, em São Paulo reuniram-se 10 pessoas que tinham como finalidade de constitui a associação civil sem fins lucrativos, denominada ORBE – Trabalho, Terra, Ambiente, Gente.

Foi iniciada por um grupo de cidadãos cada vez mais envolvidos com esforços para implantação de um programa de desenvolvimento sustentável no Distrito.

Para alcançar esse objetivo, tendo consciência da importância e do significado ambiental de São Francisco Xavier na região da Mantiqueira, a ORBE SFX considera como princípio a compreensão do conceito de sustentabilidade e de seu potencial para transformar a realidade do Distrito e a criação de uma visão estratégica, na conciliação das necessidades sócios ambientais e econômicos de longo prazo com a participação da comunidade, dos moradores de segunda residência e do publico interessado.

1.1.2. Estrutura Organizacional

A principal função dos Sócios Colaboradores é dispor de recursos a instituição para a realização dos projetos e eventos.

Os Sócios fundadores trazem ideias e conhecimentos, alavancam rede de contatos e colaboram com recursos para financiar a estrutura e o desenvolvimento de projetos, assim assegurando uma atuação focada, efetiva e responsável.

A Orbe e o Executivo administram a instituição, assim como, conta bancária, pagamentos, lançamentos de notas, realização dos projetos, eventos, serviços a comunidade e faz uma prestação de contas aos sócios colaboradores.

A empresa tem um grande reconhecimento da população envolvida em todas as áreas, pois não deixa a desejar na estrutura organizacional e eficiência dos serviços prestados.

2. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO 3° SETOR

2.1.1. Caracterização dos Projetos Sociais

Projeto GURI

Esse projeto teve inicio em São Francisco Xavier no final de dois mil e onze e tem a colaboração de funcionários e voluntários. Cerca de cem alunos em idade escolar participam do projeto.

Nos períodos de contra turno escolar, são oferecidos aos alunos cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.

Alem da formação musical é oferecido lanche e transporte aos alunos. Este projeto é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com