TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Empresarial

Trabalho Universitário: Organização Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 9

A importância dos processos Administrativos faz uma abordagem simplificada da importância do planejamento empresarial :

O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico e a sustentabilidade da empresa. O planejamento de uma organização deve ser feito no âmbito global, na realidade o planejamento é o processo de desenvolver a estratégia e a relação pretendida da organização com seu mercado consumidor, fornecedor e concorrente. Assim ele deve envolver todos os membros da organização a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuações diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso desejado. Se percebemos que o planejamento tem sua importância, de que adiantaria criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade.

O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa.

Em qualquer contexto de gestão administrativa é indispensável à utilização de ferramentas gerenciais, pois, além de prevenir possíveis desacertos, essas ferramentas demonstram o caminho que a empresa deve seguir na tomada de decisão que proporcionará uma maior eficácia podendo chegar ao nível máximo de eficiência num processo. O objetivo proposto neste, foi mostrar os benefícios que o planejamento estratégico, pode oferecer no processo de decisão empresarial, tendo como enfoque a utilização do planejamento estratégico. A primeira etapa trata das definições a serem pesquisadas, partindo para os objetivos propostos, onde foi analisada a utilização do planejamento estratégico como ferramenta gerencial, ainda no mesmo capítulo foi apresentada as comparações das definições que traz a importância de cada item como ferramenta gerencial. Em seguida foi exposta a segunda etapa, tratando-se do referencial dos tipos de planejamentos e atividades de um administrador, abordando uma visão geral do que é um planejamento e o seu surgimento, partindo para então chegar à definição de planejamento estratégico como ferramenta gerencial. Posteriormente foi exposta uma visão das situações geral para o particular. A terceira etapa está composta o planejamento em estudo, de um plano estratégico conforme suas dimensões apresentadas anteriormente nas outras etapas. No quarto capítulo são apresentados os métodos que foram utilizados para realização desta pesquisa, as técnicas e as análises dos dados. Elaboração de um bom trabalho assim facilita o alcance dos objetivos. No quarto exposto desenvolvimento um relatório análise e interpretação dos resultados. A sexta etapa a administração da ação empresarial está composto das considerações gerais da atuação do administrador, seguido da conclusão.

O artigo deste autor traz uma abordagem sobre gestão estratégica com perguntas e respostas que ajudará a esclarecer como as empresas realizam os planejamentos estratégicos:

1. Conceitos de Planejamento Estratégico

a. Planejar é decidir antecipadamente o que fazer,

de que maneira

fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcan

ce de uma situação

desejada;

b. Planejamento é um processo que apresenta os cami

nhos a seguir, de modo

mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor conc

entração de esforços e

recursos;

c. O planejamento estratégico é uma metodologia ger

encial que permite

estabelecer a direção a ser seguida pela organizaçã

o, visando um maior grau

de interação com o ambiente. Trata-se de um process

o contínuo durante o

qual são definidos e revisados a missão da organiza

ção, a visão de futuro, os

objetivos e os projetos de intervenção que visam a

mudança desejada;

d. O planejamento estratégico permite que todos os

esforços realizados pela

organização, em qualquer área, tenham unidade e sej

am coerentes com o

objetivo único de obter um desempenho superior.

2. Elementos

O planejamento estratégico dá unidade aos esforços

que a organização realiza

para melhorar a qualidade dos seus produtos e servi

ços. Cria condições para a

transformação de idéias em realidade.

Para tanto, é necessário que os servidores e gestor

es conheçam e assimilem

seus elementos, para que possam internalizá-los e c

omunicá-los

adequadamente.

Os principais elementos que compõem um planejamento

são: missão, visão de

futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos,

indicadores e metas.

O planejamento estratégico vem se consolidando como um importante instrumento de

gestão utilizado pelas empresas na busca de crescimento e solidez em seus negócios.Assim, pretende-se realizar o planejamento estratégico de uma empresa fictícia, objetivando estudar aspectos como determinantes estruturais, posicionamento e mercado onde a empresa fictícia está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com