TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações SOCIAIS NO BRASIL

Monografias: Organizações SOCIAIS NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar as organizações sociais no Brasil e sua importância, como o Assistente Social deve trabalhar neste meio de acordo com a realidade exposta em que vivemos, tendo em vista que sofremos com muitas mazelas sociais tais como violência, trafico de drogas, corrupção de autoridades entre outras. O conteúdo que iremos abordar tem referencias básicas em três filmes: Carandiru, Cidade de Deus e Tropa de Elite.

Álbum seriado: “Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil”

Tropa de Elite

Descreve a realidade das comunidades brasileiras onde é retratada a forma direta da violência existente nessas localidades.

A corrupção da polícia, hipocrisia e falta de conduta ética, a classe média representada por estudantes universitários que criticam a violência policial, mas os mesmos realizam o consumo e o tráfico de drogas. A descriminação é muito evidente, pois quem nasce pobre e negro não tem chances de crescer na vida.

Nas comunidades as populações se deixam influenciar pela mídia, onde as leis só beneficiam as pessoas de possuem status e exclui os pobres.

Figura 1

• Mostra-nos o treinamento árduo e a vida difícil dos policiais do BOPE.

• Policiais que se destacam pela honra e honestidade e que não se deixam influenciar por outros membros corruptos.

Figura 2

• O filme aborda questões sobre a segurança pública, o dia-a-dia vivenciado nas comunidades brasileiras, tráfico de drogas, violência, explícita corrupção policial e o consumo de drogas, não somente pela classe baixa, mas, também pela classe media e alta.

Figura 3

Figura 4

• Aponta-nos uma situação recorrente nas universidades, tráfico de drogas e incentivo a violência, visão generalista sobre a classe baixa e segurança publica.

Figura 5

• Ainda nos dias de hoje existem grandes preconceitos contra os negros e pessoas de classe baixa que dificilmente conseguem ingressar em um curso superior e conseguirem uma carreira promissora.

• Exemplo do filme: Matias, uma pessoa negra que conseguiu ingressar no curso de Direito e entrar no BOPE.

Carandiru

Figura 6

O filme narra a historia do maior presídio que houve na América Latina o Carandiru que se situava na cidade de São Paulo, onde vemos a realidade dos presos, que parte desde as condições de saúde, a violência, trabalho, drogas e até a falta de assistência.

Figura 7

• Retrata a organização e a solidariedade entre os presos, mesmo em um ambiente hostil onde cada situação se vive no limite e acima de todas essas situações uma grande disposição de viver.

Figura 8

• A casa de detenção Carandiru já se extinguiu porem este filme nos revela a realidade vivenciada em diversos presídios brasileiros, como o trafico interno de drogas, o sistema carcerário brasileiro,falta de assistência, inúmeras brigas, mortes, pavilhões lotados, doenças e condições precárias de saúde.

• Aponta-nos problemas sociais que necessitam com urgência de mudanças em todos os meios, sejam, culturais, socioeconômicos, religiosos e políticos.

Cidade de Deus

Figura 9

O filme revela a vida dos moradores das comunidades brasileiras, onde as crianças aprendem e convivem no mundo do crime desde que nascem. Desde cedo elas seguem esse caminho de violência e tráfico, e se tornam cada vez mais frios.

A discriminação racial é muito evidente, pois a maioria das pessoas que vivem nessas comunidades é negra. Entretanto um jovem (Buscapé) morador da comunidade Cidade de Deus, com um pensamento fixo de não se tornar mais um integrante no mundo do crime, acaba se afastando dessa vida por conta de seu talento fotográfico.

Figura 10

.

• Cidade de Deus é o nome de uma comunidade localizada no Rio de Janeiro.

Figura 11

• Poderes públicos tais como policiais militares abastecendo “bocas” com armamentos que seriam utilizados para combatê-los, tais problemas que de certa forma compromete em parte, a intervenção do Assistente Social, pois como já sabemos a autoridade do criminoso é uma realidade dentro das comunidades.

Figura 12

• Mesmo dentro dessas comunidades existem pessoas que vivem desconfortáveis com as chances de também ingressarem na vida do crime que buscam outros meios de não se tornarem vulneráveis a tal realidade.

O que são OS ou organizações sociais?

“Trata-se de uma espécie de terceirização dos serviços. O poder público transfere a terceiros a responsabilidade de ofertar determinado serviço com maior participação e controle social sob o argumento de que esse serviço será ofertado de forma mais eficiente, mais econômica e mais eficaz”

• As organizações Sociais na teoria são uma espécie de parceiras do Estado com a sociedade, ele possui um controle sobre elas exigindo resultados para suprir as necessidades das políticas públicas.

“Para que as ações resultantes de um planejamento se realizem, concretizando a implementação das políticas públicas formuladas, é imprescindível que cada servidor tenha plena consciência da missão institucional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com