TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações industriais e comerciais

Tese: Organizações industriais e comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Na busca pela excelência dos resultados e satisfação dos clientes, temos que reportar ao empresário, que existem métodos que proporcionam condições que o auxiliam na busca pela qualidade e competitividade no mercado.

Assim abordo neste texto algumas informações relevantes aos empresários que os auxiliaram na tomada de decisões e busca pelo resultado.

2 DESENVOLVIMENTO

As organizações industriais e comerciais, tem diferenças, mas não tão relevantes para elaboração de seus custos.

Nas industrias ocorrem vários gastos, como os utilizados na direta e indiretamente na elaboração de seu(s) produtos, gastos com a administração da fábrica e gatos comerciais.

No comércio os gastos são com a aquisição dos produtos, com a administração e gastos comerciais.

Nas industrias nem sempre, porém, esses gastos são considerados custos, alguns são tratados como despesa e outros como investimento, já no comércio como há a revenda dos produtos adquiridos, os custos representam a aquisição do produtos para a revenda, e as despesas estão relacionados a este procedimento.

Ambas as atividades são importantes para o mercado, pois a industria cria bens de consumo e necessidades, e o comércio trata do relacionamento de troca de mercadorias entre pessoas, por moedas ou por mercadorias.

Tanto na atividade industrial, quanto na comercial, pode se aplicar diferentes métodos de custeio.

Métodos de custeio são termos usados para que possamos apropriar os custos aos produtos fabricados e em mercadorias.

Como afirmam sobre os métodos de custeio Bruni e Famá (2004, p. 35), “os sistemas de custeio referem-se ás formas como os custos são registrado e

transferido internamente dentro da entidade. Identificam os custos dos estoques de produção em andamento e de produtos acabados”.

Neste texto vou abordar dois métodos, o Custeio por absorção e o Custeio Variável, suas características e diferenças.

O método de absorção, consiste em absorver todos os custos envolvidos, independente de serem custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis no processo de fabricação dos produtos e em mercadorias

Muitas empresas adotam este método de custeio como ferramenta gerencial, mas pode trazer informações que distorcem os resultados, por isso há algumas desvantagem no se emprego.

O método de custeio variável, é também conhecido por custeio direto e a sua característica é que leva em consideração os custos ligados diretamente a produção.m sua aplicação

O método de custeio variável tem vantagens e desvantagens na aplicação dentro da empresa. Para a tomada de decisão dos gestores, existem aspectos à serem analisados pelos mesmos.

A diferença os métodos são que no custeio por absorção, se efetua o rateio dos gastos aos produtos, já no custeio variável é simplesmente ignorado procedimento de rateio dos gastos fixos. Os gastos fixos são considerados despesas do período e não são incluídas no custo do produto.

Não podemos deixar de abordar também o método de custeio ABC, custeio baseado em atividades ao qual possibilita redução dos custos, melhoria na produção e vendas, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócios da empresa, entre outros.

Assim como os demais sistemas de custeio, ele tem suas restrições, e entre elas,a mais relevante, é de não ser aceita pelo fisco.

Com o mercado competitivo as organizações industriais e comerciais, necessitam cada vez mais de ferramentas que sejam eficazes para poderem realizar com maior precisão seus preços de venda e consequentemente a obtenção do lucro.

Busca-se sempre o ideal, aquele que irá cobrir todos os custos da organização e trás o retorno desejado a entidade.

Sendo assim é necessário adotar uma estratégia eficaz, ao qual será o fator relevante para a formação do preço,sendo assim implicará diretamente no desempenho da atividade da empresa e a conquista do mercado.

Temos também nas organizações o chamado ponto de equilíbrio, ao qual a igualdade entre a receita gerada e o custo gerado, pela fabricação e ou comercialização da produção, assim não havendo lucro nem prejuízo.

As modalidades de analise do ponto de equilíbrio são: contábil, financeiro e econômico.

Na análise do ponto de equilíbrio contábil, permite a organização uma análise mais segura do quanto precisa vender para obter o equilíbrio entre os custos e despesas.

No ponto de equilíbrio financeiro, o quanto precisa vender para igualar as receitas totais e os custos fixos da organização.

Já o ponto de equilíbrio econômico proporciona as organizações encontrar o lucro, o qual estabelecido através das metas estabelecidas por ela.

É relevante também salientarmos a questão das unidades equivalentes de produção, que é o quanto equivalem em unidades acabadas os custos acumulados nas unidades que estão em processo.

Quando ficam produtos em processo no final do período, é preciso determinar o estágio de fabricação (grau de acabamento) em que se encontram essas unidades para poder distribuir os Custos de Produção entre as unidades concluídas e as que ficaram em processo

Exemplificando:

Custos de Produção de uma empresa no período:

• Material Direto – R$ 20.000,00

• Mão de obra Direta – R$ 10.000,00

• Custos Indiretos de Fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com