TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Contabilidade

Dissertações: Origem Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 3

1/2

ORIGEM DA CONTABILIDADE A noção de conta, portanto de Contabilidade, é, talvez, tão antiga quanto à origem do Homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 4.000 anos a. C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade. A Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, no século XIII, quando apareceu a Partida Dobrada (técnica usada para controle das contas) . Com a invenção da escrita, a representação da quantidade passou a ser notada como importante, sendo então possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade, a partir do segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Sumária e da Babilônia (atual Iraque), também no Egito e na China. Mas ainda assim, é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes, talvez por volta do quarto milênio a.C. Observa-se, entretanto, que a Contabilidade teve evolução lenta até o aparecimento da moeda. Existem fatos históricos que comprovam o aparecimento das primeiras moedas, a partir de 600 a.C., na Grécia. Como o surgimento da moeda a contabilidade recebeu contribuição fundamental, para a organização das contas com os respectivos valores representativos dos elementos do patrimônio. A Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, quando apareceu a Partida Dobrada, na Itália, provavelmente no século XIII ou XIV e sua divulgação no século XV (obra de Frei Luca Pacioli), com disseminação da “escola italiana” por toda a Europa. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 até os dias atuais. Nesta fase que surgiu Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, que superou seu mestre em seus ensinamentos. Esclareceu o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou próximo de definir patrimônio como objeto da Contabilidade. No entanto Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, foi quem assim o definiu pela primeira vez, em 1923. Enfocou a contabilidade como uma ferramenta básica para uma gestão equilibrada. O INÍCIO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO DA CONTABILIDADE De acordo com Schimidt e Santos (2008), os principais eventos a seguir marcam o surgimento das partidas dobradas:

 Revolução Industrial (1200);

 Primeiro livro sobre o comércio, obra de Fibonacci (1202);

 Primeiro balanço patrimonial, em uma empresa companhia de Florença.

O pensamento contábil, que consiste em formulações mentais consolidadas nas opiniões dos pensadores da contabilidade em relação a todos os aspectos da ciência contábil, ao longo dos tempos, tem início com o trabalho de Frei Luca Pacioli e evolui com o surgimento de várias escolas e teorias.

2/2

De acordo com Schimite (2002) e Schimidt e Santos (2008), 10 escolas do pensamento contábil contribuíram para o arcabouço evolutivo da Contabilidade: Contista, Administrativa ou Lombardia, Personalista, Controlista ou Veneziana, Norte-americana, Matemática, Neocontista ou Moderna Escola Francesa, Alemã, Moderna Escola Italiana e Patrimonialista. Dentre as escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com