TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Capital

Pesquisas Acadêmicas: Orçamento Capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 4

Método de orçamento de capital:sem risco

O orçamento de capital refere-se aos métodos para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo retorno ou a máxima riqueza para os acionistas. O Máxima Retorno é mensurado pelo lucro, e a máxima riqueza reflete-se no preço das ações. As principais técnicas de orçamento de capital, algumas delas baseiam-se no retorno (lucro), enquanto outras enfatizam a riqueza (preço de ação). As técnicas de orçamento de capital é que o risco, ou a incerteza, não é considerado importante para os tomadores de decisão.

Taxa média de Retorno(TMR)

O calculo da taxa média de retorno envolve uma técnica contábil simples que determina a lucratividade de um projeto. Esse método de orçamento de capital talvez seja a técnica mais antiga a usada em negócios. A ideia básica é comparar os lucros contábeis líquidos com os custos inicias de um projeto, adicionando todos os lucros líquidos futuros e dividindo-os pelo investimento médio.

Exemplo: encontrando a taxa média de retorno

Problema: suponha que os lucros líquidos para os próximos quatros anos estejam calculados em $10.000, $15.000, $20.000 e $30.000, respectivamente. Sendo $100.000, o investimento inicial, encontre a taxa media de retorno.

Solução: A taxa média de retorno pode ser calculada da seguinte maneira:

1-lucro liquido médio=$10.000+$15.000+$20.000+$30.000= $75.000 = 18.750

4anos 4

2- Investimento médio= $100.000 = $50.000

2

3- Dividindo o lucro liquido médio de $18.750 pelo investimento médio de $50.000, obtemos, aproximadamente, 38%.

A fórmula seguinte é usada para calcular a taxa média de retorno:

Taxa média de retorno (TMR)= Média dos lucros líquidos anuais futuros .

Metade do investimento inicial

Período de recuperação do investimento (Payback)

O Payback nada mais é do que o tempo necessário para recuperar o investimento inicial do projeto. No cálculo de tal método, a entrada de caixa (lucro líquido+depreciação), em lugar dos lucros líquidos, deve ser usada.

A principal vantagem do Payback, é que quando os analistas necessitam de uma medida rápida de risco, podem usar o Payback para verificar se o capital investido será recuperado em um período razoável de tempo. Porém, sua maior desvantagem é que ignora totalmente o valor do dinheiro no tempo, além de que não considera as entradas de caixa após o período de recuperação do investimento inicial.

Valor presente Líquido (VPL)

O VPL de um projeto aceito deve ser igual ou superior a zero, sendo que seu valor negativo traz rejeição ao projeto. Seu cálculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com