TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Trabalho Escolar: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira que vêem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.

Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

Sendo assim descrevemos neste trabalho alguns conceitos, tipos e importância da elaboração e interpretação do orçamento na gestão financeira.

2-CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

2.1- Orçamento

É um instrumento direcional, constitui­se de planos específicos em termos de datas e de unidades monetárias, visando orientar a administração no sentido de atingir os fins específicos em mente, ou seja, os objetivos empresariais. O sistema de orçamento simula os desempenhos a partir de planos aprovados empregando os mesmos conceitos com os quais serão tratados os eventos e transações realizadas, é um sistema de informação de apoio à gestão. A saída do sistema orçamentário é um conjunto de informações físicas e econômico/financeiras para um período de tempo futuro, decorrentes das políticas, procedimentos e metas consubstanciadas nos planos operacionais e nos conceitos de

identificação mensuração e informação estabelecidos. Os orçamentos além de serem parâmetros para avaliação dos planos permitem a apuração do resultado por área de responsabilidade desempenhando o papel de controle através dos

sistemas de custos e contabilidade. Os objetivos do orçamento são planejamento coordenação e controle, concentrando esforços no sentido de:

• Orientar a execução das atividades • Possibilitar a coordenação dos esforços das áreas e de todas as atividades que compõem a empresa. • Otimizar o resultado global da empresa. • Reduzir os riscos operacionais. • Facilitar a identificação das causas dos desvios entre o planejado e o realizado propiciando a implementação de ações corretivas

Quanto a amplitude prevista o sistema pode se classificar em duas etapas:

• Orçamento de Longo Prazo

• Orçamento de Curto Prazo O orçamento de longo prazo é de grande importância, principalmente quando se levam em conta premissas como crescimento e expansão, estabelecidas na caracterização dos modelos propostos, entretanto vale lembrar sempre que os modelos espelham realidades a serem retratadas e não existiria jamais um “pacote” orçamentário aplicável a todas as empresas.

Os objetivos estratégicos da empresa são considerados no orçamento de longo prazo. O Orçamento de Curto Prazo traduz e quantifica os planos da empresa através das sua metas operacionais, determinando, em termos de utilização de recursos, o que fazer, quando, quanto, como fazer e quais recursos utilizar. O período considerado é anual coincidindo com o ano civil. A base monetária considerada pode ser qualquer moeda que vier a ser convencionada sendo bastante que guarde correspondência com a base monetária do país, para que seja possível fácil conversão quando necessário. É adotado o método contábil para efeito de registro identificação, classificação e acumulação de dados e informações. As saídas do sistema orçamentário podem ser classificadas em quatro tipos de relatórios: Relatórios de Análise Desempenho, (resultado do período a nível de área/gestores); Relatórios de Análise de Resultado, (margem de contribuição produto/serviço); Relatórios Especiais, (decisões de investimento e despesas programadas) e Relatórios Finais (Atuação da Empresa no seu aspecto econômico Financeiro e Patrimonial, Análise de Resultado dos Produtos, Análise de Resultado Global, Fluxo de Caixa, Balanço) O processo orçamentário será sempre definido a partir a identificação do Modelo de Gestão e do processo de administração implementado na empresa, em decorrência disso, requer uma perfeita integração do sistema de gestão com o sistema de informação.

2.2- Vantagens do Orçamento para a Organização

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.

Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23).

Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes.

Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefícios:

a) O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar à frente;

b) O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;

c) O orçamento ajuda os administradores a coordenar seus esforços, de forma que os objetivos possam ser atingidos.

2.3 – Principais Tipos de Orçamento

Os principais tipos de orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com