TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  5.396 Palavras (22 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03

1.1 Administração Financeira e Orçamentária ......................................................... 03

1.2 Mercado de Capitais ........................................................................................... 08

1.3 Direito Tributário ................................................................................................. 12

2 ENTREVISTA ........................................................................................................ 15

2.1 Identificação da Empresa ................................................................................... 15

2.2 Administração Financeira e Orçamentária ......................................................... 15

2.3 Mercado de Capitais .......................................................................................... 16

2.4 Direito Tributário ................................................................................................. 17

2.5 Análise das Informações .................................................................................... 18

2.6 Considerações Finais ......................................................................................... 19

3 REFERÊNCIAIS .................................................................................................... 21

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Administraçao Financeira e Orçamentária

A administração financeira é a arte da ciência de administrar recursos financeiros. Ela é exercida e, indústrias, empresas comerciais e de serviços, estatais ou privadas, com fins lucrativos ou não. Finanças corporativas são aplicações da administração financeira às sociedades anônimas de capital aberto. Os recursos financeiros são gerados internamente pelas atividades operacionaise por capitais próprios ou captados externamente no mercado financeiro de capitais.

O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. A maximização da riqueza é mais precisa que a maximização do lucro porque envolve o valor presente líquido, o risco e o custo de capital. (LEMES JUNIOR, 2010, p. 22).

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa. Pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada.

Tal área administrativa pode ser considerada como vital para a empresa, visto que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos, mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

Muitos consideram a função financeira e a contábil dentro de uma empresa como sendo virtualmente a mesma. Pelo beneficio que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento que se tem de interdependência é que se confunde, muitas vezes, a compreensão e distinção dessas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.

a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar e desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações e reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos (este é o chamado Regime de Competência). Entretanto, o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o Fluxo de Caixa, isto é, a entrada e saída de dinheiro, o que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.

Os contadores admitem a extrema importância do Fluxo de Caixa, assim como o administrador financeiro se utiliza o Regime de Competência, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa. Não se pode, portanto, menosprezar a importância de cada atividade, já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma.

Segundo Franco (1992, p. 93) “as principais demonstrações contábeis são exposições sintéticas dos componentes patrimoniais e de suas variações, a elas recorremos quanto desejamos conhecer os diferentes aspectos da situação patrimonial e suas variações.”

Vive-se na era do conhecimento e estudiosos da Contabilidade escreveram vários artigos recentemente sobre a “nova economia”. Esta traz novas luzes sobre como administrar uma empresa, mas nem por isto invalida os conceitos tradicionais e já consagrados da análise dos índices econômico-financeiros, em um dado momento nas organizações. A análise dos indicadores econômico-financeiros vem sendo feita há muitos anos e atualmente em tempos de valorização da informação e do conhecimento estes indicadores têm sua validade.

Os indicadores econômico-financeiros mostram o resultado das operações da empresa num determinado espaço de tempo. Embora o planejamento sempre se refira ao período futuro, não há como desconsiderar o passado. Estes indicadores servem para mostrar onde a empresa esteve bem e o que eventualmente precisa ser melhorado.

A necessidade de analisar demonstrações contábeis é pelo menos tão antiga quanto a própria origem de tais peças. Nos primórdios da Contabilidade, quando esta se resumia, basicamente, à realização de inventários, já o “analista” se preocupara em anotar as variações quantitativas e qualitativas das várias categorias de bens incluídos em seu inventário. (IUDÍCIBUS, 1982, p.13).

Ainda segundo Iudícibus (1995, p. 24) o sistema de informações contábeis passa pelas fases:

- Fase de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com